quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A idade do lobo (dos 40 aos 50)


Após os 40 anos de idade, o homem passa a caminhar pelo desconhecido mundo da meia-idade. É a maior transição enfrentada por ele. Para alguns é o deslocamento de águas plácidas e serenas, para um oceano revolto e agitado. A travessia torna-se turbulenta e difícil.

É quando o homem avalia seus sonhos, alvos e projetos e fica satisfeito ou frustrado; é quando ele passa a questionar tudo, inclusive a vida. Muitos dizem que na faixa dos 40 anos, os homens transformaram-se em "lobos vorazes", saindo à caça de presas, de amores antigos, que satisfaçam sua auto-afirmação masculina e cobiça. Mas a busca extraconjugal não passa de uma simples aspirina, um alívio temporário a conflitos emocionais mais sérios. Alguém descreveu a crise da meia-idade do homem como a época em que este se depara com quatro inimigos: o corpo (o passar dos anos começa a pesar), o trabalho (está realizado em relação a ele ou não?), a família (as muitas e diversas pressões que ela lhe impõe), Deus (ele é o culpado de todos os seus problemas). Enfim, quando ele reavalia seu valor pessoal, quando há alvos e sonhos não alcançados; quando a rotina e a monotonia massacram, a aventura ou uma nova forma de realização estão do outro lado da porta de sua casa, convidando-o. Quando a esposa e os filhos já não dependem tanto dele; quando ele inicia uma batalha para que sua aparência física ainda desperte admiração e desejo do sexo oposto; quando "cai a ficha" de que ele não viverá para sempre - o chão lhe foge dos pés e o homem entra em crise.

Como sobreviver à crise da meia-idade? Algumas dicas práticas seriam: reconhecer as mudanças; cuidar da auto-estima e identidade pessoais; incorporar as mudanças que o enriquecerão positivamente; estar aberto a transformações e possibilidades futuras; construir uma identidade adequada ampliando e diversificando papéis significativos em outras áreas de sua vida e expressar seus sentimentos. O homem precisa saber que não está sozinho em suas lutas. A expressão dos sentimentos equivale a uma declaração de que se é realmente um ser humano integral. Por mais que se enfatize, nunca será exagerado salientar a importância da amizade fiel, confiável. É muito importante e mais ameno percorrer os altos e baixos da crise da meia-idade na companhia de pessoas de confiança.

A esposa, os filhos e as pessoas que amam verdadeiramente este homem de meia-idade, terão que ter sabedoria suficiente para ajudá-lo a vencer esta difícil etapa de sua vida. A falta de compreensão, a crítica constante, a falta de carinho e dedicação serão como uma fórmula para perdê-lo.

"A sabedoria do homem prudente é discernir o caminho, mas a insensatez dos tolos é enganosa" (Provérbios 14:8)


Adaptado de texto de autoria de
Jaime Kemp

59 comentários:

Anônimo disse...

Ola
Pois é essa tal IDADE DO LOBO, é uma bela desculpa para a sacanagem pura.
Meu marido esta passando por isso, colocou aparelho nos dentes, caiu da moto e quer ir correr na são silvestre, mas o joelho esta estourado e a idiota da terapeuta dele deve achar isso lindo.
Acabei de ler um artigo ENQUANTO O MOUSE NOS SEPARE.
Agora a familia que construiu ao longo de tempos dificis e agora que poderia estar tudo bem, consegue fazer essas M...... com esse nome ridiculo, o mundo esta tão evoluido que essa expressão eu ouvia na época do meu avô.

abraços

Um homem disse...

Gostaria de expressar minhas desculpas a esse comentario egosita e infame! Quando a mulher tem seus desejos e vontades maternas, quando os dias de TPM a assolam, quando acontecem a depressão Pos parto nada disso é desculpa pra nada! " A mulher sabia edifica sua casa ... mas quem a achara..."
Mulheres, não experdissem o poder que tem de serem felizes, deem valor para serem valorizadas, talvez isso seja a calsa de todos os problemas ...

Anônimo disse...

http://markonzo.edu placeparents enforcememt http://avatars.imvu.com/Guest_adjustablebeds http://blog.bakililar.az/pressurewashers/ http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534481 takashi http://www.aarp.org/community/Purifiers/journals/ http://delta-faucets.indieword.com/ http://qah.uni-muenster.de/view_profile.php?userid=71753

Anônimo disse...

meu marido assumiu que é gay e agora abandonou mulher e filho por uma garoto de 20 anos. Ele tem 46; Está deslumbrado, corajoso e só diz que está feliz. Não vê o filho e perdeu completamente a noção de respeito, anda com o menino e quer levar uma vida normal. Não entendo tanta desordenação de repente, tanta falta de escrúpulos... Isso pode ser efeito dessa transição dos 40 anos. Como lidar com isso com dignidade?

Lobo disse...

Parabéns pelo post...Leitura bem interessante. Nós lobos, vivendo essa fase, chegamos aqui nesta página apelando à "São Google", em busca de respostas. Encontramos uma abordagem com a qual creio muitos se identificarão.

Os comentários anteriores são uma comédia:
_ O de 14 de abril de 2010, sobre o marido ter virado gay, só pode ser piada - parabéns ao autor(a) pela criatividade... hilariante!
_A gente percebe também um certo descontentamento das companheiras que parece que se sentiriam mais seguras ao ver seus maridos barrigudos com um pé na cova.

Enfim... VIVA LESTER BURNHAM!!!

Lobo
jmpim@hotmail.com

Anônimo disse...

que bom que temos espaços democráticos para aprender e trocar, acredito que ninguém deveria menosprezar os sentimentos de outra pessoa ou julgá-la, mas antes de fazer algo imtenpestivo, estou procurando conhecer o que se passa comigo, é o que estou fazendo neste momento e estou quase certo que vou procurar ajuda de alguém especializado, um(a) psicólogo(a), que certamente irá me ajudar a compreender meus sentimentos e tudo que envolve minhas emoções, pensamentos e assim estar mais consciente das minhas ações.
abraços

Anônimo disse...

Tenho 24 e um colega de trabalho meu de 43 anos não pára de dar em cima de mim... Fiquei confusa pois ele é casado... Quando eu o questionei sobre o que ele pensava que estava fazendo ele não soube me responder... Agora lendo esse POST eu entendí que não passa de uma fase... tomara que passe logo pois não agüento mais isso e não quero expor a situação até mesmo pra não prejudicar a família dele.

NHJP disse...

Gostei deste artigo e fiquei aliviada ao ler os comentarios.
Ha algum tempo atras tinha escutado falar desta tal crise dos 40 e me lembro que na epoca eu ainda falei, Deus me livre!santa ignorancia a minha nao!
Agora meu marido ao completar 42 anos, se transformou...nao tem nada que faca ele sair da monotonia, nunca foi uma pessoa extrovertida mas agora se fechou ainda mais, ta dificil o convivio. Espero durante a minha busca de esclarecimento encontrar mais depoimentos construtivos.
Obrigada

Anônimo disse...

tambem estou passando por este tormento, meu esposo com 45 quer viver a vida... só que eu não estou incluida, amo demais meu esposo,só que estou dormindo com um estranho, 21 anos de de casamento que esta por um fio. O que eu posso fazer para ajudar ou eu me ajudar a entender esta mudança tao radical?

Anônimo disse...

Também procuro por informações para ajudar meu marido a superar tudo de um modo mais tranquilo. Principalmente, sob a ótica masculina.

Anônimo disse...

Estou casada há 15 anos com um homem maravilhoso. Um empresário e ao completar 42 anos, de repente entrou numa crise absurda, se apaixonando pela copeira da empresa dele. Não quero subjugar ninguém. Ela não é bonita, não é culta. É jovem e deve ter sido muito eficiente na cama. Só que ele próprio nunca assumiria o caso publicamente. Certamente, porque sabe que quando acabar a novidade da cama, pouca coisa vai sobrar fora dela... Gostaria de ouvir opiniões sobre o que leva um homem que nunca teve nenhum caso extra-conjulgal a se comportar assim.

Anônimo disse...

Pena que nem todas as mulheres solteiras tenham a mesma percepção desta moça que fez a postagem em 07-01-2011. Enquanto esposas precisam aprender a valorizar seus maridos e se comportar de forma mais adulta. Oportunistas de plantão ficam tão cegas pela vaidade de estar sendo cobiçada por homens mais velhos, casados, que nem se dão conta do há por trás de muitos desses envolvimentos

Anônimo disse...

Queria saber se exite um " tempo regulamentar " para esse processo acabar

Anônimo disse...

Para as esposas que conseguirem, aqui vai um conselho: procure ajuda profissional o quanto antes. O desgaste para o casamento é muito grande. Se não for possível a terapia para o casal, pelo menos para que você não atravesse a fase sozinha e sem entender o que está se passando com ele. Além disso, manter a calma é fundamental...

Anônimo disse...

A colaboração que posso dar é a seguinte. Entendam qua a famosa " idade do lobo" também é conhecida como a " crise " da meia-idade. Se é crise, vamos combinar: o moço não pode estar bem. Se é fruto de uma grande reflexão, aí que a situação piorou - eles não estão acostumados a fazer isso. Por essas e outras... eles entram em parafuso e fazem mil bobagens. Não significa necessariamente, que seja sacanagem ( ou que não seja ). Mas, é bom ficar de olho. O que tem de oportunista pronta prá dar um colinho... Faça isso você. Evitar acidentes É DEVER DE TODAS.

maria julia disse...

ESTA IDADE E MUITO PERIGOSA PARA MUITOS LARES QUE SAO DESFEITOS POR ESTE MOTIVO QUE O HOMEM QUER SE ENCONTRAR ACABANDO COM FAMILIAS QUE AS LEVAO A DESTRUICÇÃO DEVERIA TER PSICOTERAPIA DE APOIO E TB DE PREVEN~ÇÃO JA QUE TODOS OS HOMENS PASAM POR ITO, EU MESMA TO PASAANDO POR ESTA FASE É HORRIVEL VER QUE SUA FMA ESTA CAINDO NUM BURACO SEM FIM POIS O HOMEM SEMPRE FOI A CABZEZA DE UM LAR E DE REPENTE A FMA SE VE SEM CHAO! QUE HORROR! PRECISAMOS AJUDAR A MUITOS HOMENS PARA NAO ACABAR SE ENTREGANDO A O M,UNDO E SE PERDENDO POR LA! MAIS PRECISAMOS MUITO DA AJUDA DE DEUS!!!!!

maria julia disse...

esta idade e uma fase muito perigosa para a desuniao e rompementos de lares que acabam sendo destruidos por falta desta informação muitas mulheres deveriao ser instruidas e estar atentas a esta fase mais sempre vendo que o homem e a cabeza da casa pois sem ele a casa perde o chao e precisamos estar alertas para evitar que o mundano leve nossa fma nas tentações dele pois o mais rico disto tudo e a fma que nunca deveria ser destruida e assim nao teriamos muitos problemas neste mundo pois a base destes problemas todos é a fma para ter um mundo melhor sem tantas pessoas com comportamentos desviados fazendo mal a outreas ... para bens a pessoa que escreve acima respeitando a fma dos outros porque no futuro ela sera poupada! pela lei da vida mesmo aqui vc faz aqui vc paga! que deus nos de muita sabiduria para saber guiar estes homens lobos !!!!!

Lucy Lobo disse...

Preciso dar uma força aqui e dizer às amigas mulheres casadas com quarentões que nem tudo tá perdido. Eu mesma, me apeguei a um homem de 44 anos recém separado judicialmente. Após 6 meses de namoro comigo, ele resolveu admitir o amor que sentía pelo seu lar, mulher e filhos e não só me deu um pé na bunda (delicadamente) como retornou ao lar. Parabéns a ele e sorte a vcs, continuem amando seus "lobos" e dando total apoio que eles serão sempre seus!!! Boa sorte!!!! Mais uma dica: leiam o livro "Mulheres são de Vênus, homens são de Marte", puramente explicativo e de linguagem fácil, irá ajudá- las a entender o pq de nossa diferenças!

Anônimo disse...

Olá, não podia deixar de fazer meu comentário.Após 12 anos de casamento com muito amor respeito e companherismo, meu marido com 49 anos de uma hora p/ outra mudou seu comportamento,virou adolecente, querendo comprar roupas de marcas, jovens, nada contra mas decidiu morar sozinho, acho que deve ter se apaixonado por alguma menina mais nova,conversei muito com o mesmo, nada o fez mudar de idéia, deixou sua casa, seus animais de criação seu carro ok ,todo conforto do lar ,assim como o gde amor que sinto por ele, para ir morar num quartinho e wc, sem geladeira/ nenhum conforto,atráz da tal liberdade ir p/ onde quizer sair c/ os amigos, aproveitar á vida? só espero que qdo ele acordar não seje tarde demais, pois o amor vai se desfazendo com o tempo e a fila pode andar....beijos

Anônimo disse...

Resolvi ler essa matéria hj porque eu já passei por isso: meu marido me largou qd tinha 50 anos, foi viver c/ uma menina 25 anos mais jovem que ele, durou cerca de 1 ano o relacionamento,depois da garota ter tirado tudo que podia ,financeiramente falando deu um belo ponta pé...e depois de sofrer e ficar doente ele veio me procurar,aceitei por causa dos filhos que ficaram com dó do pai, mas vivemos separados dentro do mesmo teto. Hoje sou infeliz e com certeza ele tamben...porisso abomino essa idade do lobo acho que é falta de juizo dos velhos isso sim.pensão que são adolecentes e dão com a cara na parede.

Anônimo disse...

Meu marido depois de 20 anos de união, e 2 filhos, está apaixonado por uma estagiária bem mais nova. Fez 40 anos. Estou desesperada!!! Ele ainda não falou com ela, que tem namorado. Por favor, alguém me ajuda.
Abç.

Anônimo disse...

Meu marido depois de 20 anos de união, e 2 filhos, está apaixonado por uma estagiária bem mais nova. Fez 40 anos. Estou desesperada!!! Ele ainda não falou com ela, que tem namorado. Por favor, alguém me ajuda.
Abç.

Anderson disse...

Eu penso que devo ser todo torto mesmo! Tenho 37 anos e já entrei nessa idade do Lobo ? Será ? Malho , cuido do corpo ( que nao é la essas coisas ) me alimento bem , tenho alguns amigos. Mas me pego querendo fazer coisas que nao fiz a vida toda. Eu , ao contrário da maioria aqui , sou solteiro. Ja tive dois casamentos e tenho 3 filhos deles . Convivo bem com meus filhos , com minhas ex , comigo mesmo . Mas tem dias que bate uma carenciaaaa. Saio com algumas mulheres, mas fico sempre procurando a mais jovem. Que me atrai fisicamente geralmente, mas que intelectualmente não me completa;Não me ajuda com muito. E tudo isso dura pouco. Mas será que quero que dure mesmo? É tudo muito confuso, tudo muito efêmero. Acordo pensando de um jeito, vou dormir pensando de outro. Ás vezes vejo casais jovens nas ruas e fico imaginando quando vai acontecer comigo...Detalhe: Ja aconteceu e nao soube lidar ? O que vai ser agora entao? Será que no futuro vou conseguir me interessar por alguem que tenha mais ou menos minha idade e consiga pelo menos conviver numa boa com essa pessoa , suas neuroses , as minhas , etc ...? Eu sei , eu sei: Sao perguntas demais ! To tentando viver o hoje . Talvez funcione ! Abraços

Anônimo disse...

Nossa, como pode acontecer essas coisas com o ser humano...amigos pensem ben antes de resolverem enfrentar essa nova fase, pois pelo geito a coisa é feia , voces vão entrar em barcos furados e o arrependimento com certeza irá bater na sua porta. Cuidado com o desconhecido...Pense, medite coloque na balança tudo antes de chutar o balde eu não espero que isso aconteça comigo nunca,pois acredito ter uma família estriturada com alicerces e não quero perder iso por nada. boa sorte para vcs leitores. Marcos.

Anônimo disse...

Alguem sabe qto tempo pode durar essa fase? Será que isso passa ou vira um vício? Agradeço se alguém puder me esclarecer essa dúvida.

Célio Aureliano disse...

eu sou lobo do homem velho que existe dentro de mim, numa luta voraz entre ele e o menino que nasceu de novo. meu inimigo sou eu!

Sandro Martins disse...

Olá a todos!

Estou em um relacionamento de 16 anos e dois filhos, estamos passando por fases difíceis e estão dizendo que “ é a idade do Lobo”..rsrs
Eu tenho 37 anos, também quero expressar meu comentário.
Diante disso, acredito que todos nós convivemos com inseguranças sobre as mudanças, pois acontecem dia a dia.
Quem não espera por dias melhores? Quem não está em busca de satisfazer-se pessoalmente, fisicamente, profissionalmente, amorosamente.... acredito que todos!
Quanto a fase, dos 40, ela tem um peso a mais na vida... por talvez, por questionarmos o que conseguimos ou não conquistar até aqui. Nossas vontades, perspectivas, ideais.... e quanto tempo resta? Ainda temos chance!?
Na maioria das vezes, não medimos nossas ações no decorrer dos anos e as conseqüências podem ser frustrante, por ser diferente do que esperamos.
Tá, os homens querem se cuidar, ficar bonitos e atraentes... as mulheres sabem o que querem??( as companheiras, se sentiriam mais seguras ao ver seus maridos barrigudos com um pé na cova???.... comentário do Lobo dia 25/07/2010.)
Quanto a busca do Novos caminhos, vivar a vida, isso não é desculpa para sacanagem, etc.. (Mas, é bom ficar de olho. O que tem de oportunista pronta prá dar um colinho... Faça isso você. Evitar acidentes É DEVER DE TODAS. ... Comentário do anônimo dia 07/05/2011)
Para reflexão, vale apena reler os comentários (Lucy Lobo, dia 02/07/2011) e do (Anderson, dia 20/08/2011)
Ninguém está livre de cometer bobagens e é dever de todos viver a vida, não vamos deixar ser tarde demais.

Abraços a todos e boa sorte.
Sandro Martins

Anônimo disse...

Meu marido está na crise da meia idade. Ele se sente deprimido incompleto, triste, feio, gordo, insatisfeito no trabalho etc etc etc Anda sempre reclamando, mas não se dá conta disso. Sempre desconta em mim, não importa o que aconteça a culpa é minha. Sei que ele está passando pela tal crise e por isso relevo muitas situações. Não pensem que sou a "Amélia". Sou bem resolvida em todos os sentidos. E não faz muito tempo que encontrei este homem maravilhoso que de uma hora para outra entrou numa fase sensível, chamada crise da meia idade. Isso vai passar eu sei e vou estar ao lado dele quando tudo isso terminar, pois sei que ele estaria ao meu lado se fosse comigo. Isso me faz lembrar do filme "Se eu fosse você". Pois é, se eu fosse você te amaria para sempre, te respeitaria para sempre sem medo de ser feliz.

Edgar Oliveira Araripina PE disse...

Geralmente as mulheres reclamam dos homens na idade do lobo. Eu tenho 57 anos moro em um sitio, crio abelhas.O que vejo são as mulheres na idade das "lobas", aqui na minha cidade, fazendo caminhadas se exercitando para conseguir uma forma melhor. Quando eu vou aos eventos e congressos festas e tudo mais só encontro mulheres na idade das lobas gorduchas mal cuidadas, pintadas, maquiagem que mais parece reboco, tenham dó! O homem fica legal sexualmente ate o fim das suas vidas, salvo os de escritório que são uns buchos danados.
Mulheres; se cuidem mais, façam mais sexo com seus maridos, transgridam, fiquem mais gostosas, seduzam, aprendam as sacanagens que eles gostam, gozem mais, finjam menos, e se não der certo deixe-os e procurem outro homem que a munição dele acabou.

Anônimo disse...

eu sei que tanto o homem como a mulher tem que ficar gostosos mais tb vamos admitir mulher e mais fiel que o homem so falo de mulher realmente MULHER! porque homem se cuida mais tem que cai mais rapido que a mulher isso vejo tb no dia a dia mulheres largadas tem mais tem tb homens largados! e isso deixa a desejar ou velho querendo fingir jovialidade exemplo pintando o cabelo o cortando as costeletas brancas Ficammm ridiculossss rssssss alem de parecer meio gay nao sou contra mais os homens devem ser conscientes de quando a idade chega meu filho faza tudo menos papel ridiculo porque ate vc mesmo espantara a jovem que esta ao teu lado por um bem mais novo com grana e menos ridiculo! agora a mulher mais madura ate ao se pintar arrumar rejuvenece!e na cama quanto mas madura mais quente e gostosa sabera satisfazer o homem :-P

Anônimo disse...

e se a mulher tem que ficar gostoa pois o homem tb e a gente lembre de algo e a quimica tem que existir tb se nao nao tem conversa rsssss por favor duvidas ligar 75 91147704
mariajuliacesare_3@hotmail.com

Anônimo disse...

Pra mim a expressão "IDADE DO LOBO" quer dizer: "OU COME LOGO A CHAPEUZINHO OU VAI TER QUE SE CONTENTAR COM A VOVOZINHA", kkkkkkkkkkkk. Então estou indo à caça, a menininha do capuz que se cuide, kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Sou casada há 21 anos e meu marido tem 48 anos e eu 40 largou tudo dizendo que é infeliz, e foi morar num quartinho alugado com banheiro. Será que agora ele é feliz? Nós não brigávamos, eu sempre estava disposta pro sexo. E agora?

Anônimo disse...

eu nao sei k pasa mesmo na cabeza destes homens meu marido saiu por outra mulher mais nao mora com.ela e so k tb vive num ap dividido com outros rapazes isso ele dizzz, bom mais largou a casa dele dos filhos para viver de alugel para ter um caso com uma pessoa que conheceu ha pouco tempo e deixando de morar juntos e ter um convivio como tinhamos com nossos filhos e meu filho diz deixa minha mae amanha mais tarde quando os amigos deles estem com suas fmas ele vai olhar para tras e nao vai ver ninguem netos filhos mulher ese calor familiar ai vai reparar na besteira que fez! ainda ele diz deixa eu fazer o k meu coracao manda deixa eu errar! nao entendo mesmooooo

Anônimo disse...

Amigos e amigas,
descobrí que também meu marido está passando essa fase. Ele tem vários problemas, desde jovem padece de depressão e toma remédios controlados. Desde os 43 (hoje tem 47) começou a falar em separação, logo após a perda da mãe. Se envolveu com uma aluna dele, mais velha que eu mas que fazia muito bem o papel de gostosa e sempre disponível para o sexo. Nós temos 3 filhos pequenos e eu trabalho e cuido da casa. Na minha visão tinhamos um belo lar, mas descobrí que ele estava muito insatisfeito na nossa vida. Mudei várias coisas, comecei a ficar mais disposta para o sexo, fizemos terapia de casal e continuamos juntos. No ano passado ele comprou uma moto, vermelha e anda nela o tempo todo. Começou a fazer coleção de capacetes de moto. Mês passado descobri que andava cantando uma garconete de um restaurante do interior, de 21 anos. Também vive se insinuando para suas alunas e manda mensagens pelo celular. É um processo de autoafirmação permanente. O confrontei e me disse que se sentia incompleto, que lhe faltava ser mais homem, que só a família não bastava. Eu o amo muito e acho que temos construído uma bela família. Agora ele disse que me ama e que quer tentar restaurar a relação. Eu vou tentar, serei mais atenciosa, mais amorosa e mais presente. E vou sugerir que ele procure uma terapeuta, pois está em crise, não é normal um homem do nível intelectual dele se envolver com uma garçonete. Só espero que esta crise passe, antes que as minhas forças se esgotem.

Anônimo disse...

eu sou maria julia que escreve anteriormente pasou um ano e pasei por muita coisa a decisao do meu ex marido de sair de casa foi dolorosa mais ainda a dor da traicao mais muitos fatores contribuiram a isso primeiramente foi meu descuido das atencoes para ele quase zero so preocupada com o dinheiro mais agora vejo este pobre homem perdido devido a escolha que fez de.abandonar a casa e viver tb longe dos filhos eu agora vejo estam tentando se autoafirmar pk a hombria deles foi cortado na nossa relacao o.fato da mulher estar ganhando mais do que ele depois a mulher ser profesional pohh.tantas coisas passando pela cabeza deles da door eles se sentem recoados sem saber onde ir e a melhor maneira e se.demostrando que estam jovens e lembrando o tempo que eram jovens tenta refazer esa vida que ficou la atras assim como viver o passado no presente para achar um.pouco de felicidade que tristeza de que uma familia.seja.destruida e vendo bem estam sendo varias familias

Anônimo disse...

continuacao de maria julia Meu marido se perdeu por querer se autoafirmar eso sempre acontece nesta idade e ainda mais ele nao sabe o quanto importante foi a presenca dele de junto de nossos filhos mesmo trabalhando longe sabiamos que ia ser temporario e que todo final de semana vendria a casa pois o trabalho.dele nos obrigara a ficar afastados durante a semana o que meu filho menor tinha previsto MINHA MAE NAO VAI DAR CERTO MEU PAI TRABALHAR LONGE DA GENTE estaria na cara pois eu trabalhara de segunda a segunda para querer ter estabilidade quando chegaremos a velhos por ficaremos sem forcas para o trabalho.pois eu nao tenho trabalho.fixo mais eu ficara muito.fechada para trabalho.e.ficara estresada demais e me esqueci do meu papel de mulher companheira amiga e como na rua nunca falta mulheres falo das mulheres aproveitadoras aquelas que dam colo aos coitadinhos sem importar das consecuencias que ao serem atendidos por ditas cujas acabam se envolvendo mais o meu dizia que eu o tratara como um banana e no fundo do meu coracao se fosse isso ao ter saido de casa nao teria me abalado tanto se eu o considerase como tal mais esa conversa na separacao eram o que ele.escutara por fora da nossa relacao sei que fiz muitas coisas erradas ao nao dar atencao a ele pois nao spu doutorada neste asunto e erro como inexperiente mais ainda que so fui criada com pai e ele vinha tb de um lar que tb o pai trai a mae entao nao temos um exemplo de.base e a historia se repete e triste ver um lar desfeito e triste a fma disolvida acabou a uniao mais ele diz meus filhos eu dou atencao e realmente da mais todos sabemos que no es mais lar casa uniao de familia isso ja afetou minha filha ela ja diz eu casar nunca! so se realmente eu tever certeza cem por cento e como nao vou ter prefiro nao casar nunca da para ver como mexe com o intimo dos nossos filhos mais em fim gosto muito de ficar olhando este site eu aprendo algumas coisas destes lobos rsrsrsrsrsrrs Deus dame Paciencia e nao me devolvas este marido acabado so para enterrar ainda quero curtir minha familia se vc deixar! e nada de meninos ou outra relacao por fora eu sei que preciso de um companheiro e estes lobos nao pensam nisso? ja tou muito mudada ja abri os olhos mesmo em muitas coisas mais sera que ese amor morreu mesmo dentro dele? depois de 27 anos juntos? e sera que esa relacao dele com esa menina da idade da filha vale a pena? ele dizendo eu morro de medo de levar chifre? de kem? da amante o da ex mulher?

Anônimo disse...

Meu nome eh nina tenho 45 anos e meu marido 48...ele saiu de casa fazem duas semanas. Nos casamos ele com 43 e eu 39 (2 uniao). seus filhos moram com a mae e os meus nao moram conosco. entao filhos nao era a desculpa. Mas com a tal idade do lobo, ele se dedicou a buscar mulheres na internet...e nao eh falta aqui em casa ..sexo aqui entre 4 paredes sempre valeu tudo. Todos as caracteristicas ou sintomas citados acima no post ...ele tem. So q ele nao aceita buscar ajuda profissional...diz que me ama, mas q precisa ir em busca de seus sonhos. Que sonhos sao esses? Realizacao profissional ...e o que mais..porque nao posso fazer parte disso? Talvez pq nessa fase uma jovem passe mais confianca e se auto-afirmar como homem de alguma forma o realizara. Eu o amo demais e espero compreender melhor depois de tudo que li aqui.

Anônimo disse...

Olá ,eu tenho 37 anos e meu marido tem 38 e achou de entrar na idade do lobo agora , mudou comigo com os filhos dele até com o cachorro.Ta se embelezando (corta o cabelo todo mês e faz a barba praticamente todo dia) ta se achando mais jovem que o filho dele de 17 anos..disse que esta se relacionando com uma menina não disse a idade dela , só disse que está gostando dela,eu já chorei já até agredi ele nessa fase que ele está agora...por favor alguém me ajuda to mega desesperada..estou com ele há 18 anos e tenho 2 filhos com ele,ficaria muito grata se colaborassem comigo! obrigada .X

Qualidade de Vida disse...

Boa noite. Tenho uma sugestão. Vcs mulheres que tem maridos que estão na Idade do Lobo, devem rpimeiramente imprimir vários textos sobre esta fase para ele ler e compreender este momento. Ele precisa refletir para compreender.
Segunda dica, valorizem-se, cuidem-se, elevem sua auto-estima e gostem de si mesmas ao ponto de não dependerem de ninguém além de vcs para serem felizes. Tenho certeza que ele é que vai balançar e querer voltar...

Anônimo disse...

Adoro as mulheres que entrão na "idade do lobo", elas são taradas e fanáticas por sexo!!

Anônimo disse...

meu nome é Bruno, tenho 23 anos, e estou a disposição de vcs mulheres, que querem se vingar do marido que anda te traindo. Interessadas me mandem um E-mail. camarada.honorato@gmail.com

maria julia disse...

essa foi boa Bruninho valeu rsrsrsrsrsrrs premiu consolo rsrsrsrsrsrsrs boa inversao quem sabe?! veremos o k tens a ofrecer a uma mulher que ja foi enganada? dx ver agora o raciocinio dos homens? porque averiamos de confiar em vc? como vc conquistaria uma mulher que tem um pasado que dx cicatrizes quem sabe seu conselho possa ajudar muitas pessoas aqui!

Anônimo disse...

Infelizmente mulher quer ter família e filhos um lar o que as mulheres não estavam preparadas é para lidar com situações como estas dá vontade de arrumar um amante bem gostoso e transar muito para tirar o atraso só para os safados saberem que mulher também sabe trair quando tem desejo.

Anônimo disse...

racinha engraçada...idade da sacanagem...já que virou via de regra...antes de enganar, trair a confiança de quem vcs dizem amar...tenham a decência de avisar do problema, sejam homens de verdade...e mais uma coisa...esse jogo pode ser pra dois...pra esses que procuram uma jovenzinha, perde tudo e qdo fica doente quer voltar pra ex...se fosse comigo,o maximo que eu faria era deixar na fila do SUS...REVENGE...

Anônimo disse...

Mto interessante os comentários!!! Acho q nós mulheres precisamos, primeiramente,ter amor próprio. Saber o nosso valor para dps valorizar alguém,hj penso assim!!!

Blog dos veteranos do CECAP disse...

iSTO É O VALE DO LUGAR COMUM NO REINO DA MONOGAMIA
MUITO SE FALA DA VIOLENCIA DAS AGUAS DO RIO QUE TUDO ARRASTA.
qUANTO À OPRESSÃO DAS MARGENS....

Blog dos veteranos do CECAP disse...

Isto é o vale do lugar comum no Reino da monogamia
Muito se fala da violencia das aguas do rio que tudo arrasta.
Quanto à opressão das margens....

Anônimo disse...

Olá,
Gostaria de dizer que esta fase é muito dolorosa. Tanto para o homem (que se sente perdido) quanto para sua esposa e filhos que se sentem rejeitados por ele.
Meu marido está passando por isso, já até falou em separação. E eu estou desesperada e até ficando doente. Mesmo assim vou tentar de tudo. Um grande amor não pode morrer assim. São 35 anos de um bom casamento. Sei que deve existir uma maneira de ajudá-lo a superar. Vou tentar encontrar.

Anônimo disse...

Olá...pois é, estou a caminho dos 48 e minha vida foi uma gandaia que parecia não ter fim. Casei aos trinta e cinco, com muitas responsabilidades, pois minha esposa já tinha dois filhos. Fizemos o "nosso" filho o que me fez muito bem, apesar de os dois primeiros serem meus eternos filhos do coração. Mas, o que quero dizer é que a única coisa que me incomoda é o peso da idade. Mas não comprei uma moto, não ataco garotas jovens e sou muito feliz com minha esposa, que é muito bonita aos 40. Talvez porque tenha aproveitado muito antes de casar. Será que minha crise vai vir depois dos 50 ? Tomara que não...

Deus tem poder disse...

e se surpreenda e seja muito feliz. SENHOR DEUS em nome de JESUS te peço que neste exato momento (PAF) sinta saudades de mim. Que seja o que for que contrarie o nosso encontro, acabe EM NOME DE JESUS e que (PAF), sinta uma profunda necessidade de me ver, de falar comigo, que os nove coros dos Anjos soprem meu nome (ERF) nos ouvidos de (PAF)e que (PAF) não sinta sossegado, ate dizer que não pode viver sem mim ainda hoje. Que esta vontade se torne irresistível nesse exato instante e sempre, LOUVADO SEJA JESUS CRISTO, LOUVADO SEJA NOSSO DEUS TODO PODEROSO, REI DE TODO UNIVERSO, terra, céu e mar, louvado seja os Anjos Miguel, Gabriel e Rafael. Que este meu desejo se reforce na luz do MESTRE JESUS e que se realize agora mesmo. Pela SANTISSIMA TRINDADE, PAI!FILHO E!ESPIRITO SANTO DE DEUS, que quebre o orgulho o egoísmo e o medo que se instalaram no coração de (PAF). Peço a NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, que nos proteja e a nosso amor, que esse amor nunca cause tristeza para ninguém, e que o caminho de (PAF) não seja desviado por maus influencias. Peço aos três Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, que afastem (PAF) de pessoas que possam afasta-lo de mim, principalmente as mulheres que ele procurar. Que (PAF) fique protegido e não sinta atraído ou desejo, por ninguém ou nenhuma outra mulher alem de mim (ERF), e que pare de procurar outras mulheres, que não seja eu (ERF), e não sinta desejo por alguma delas. Oh MESTRE eu suplico que neste momento que(PAF) sinta uma irresistível vontade de ligar p/ mim e que tudo se cumpra assim que eu publicar essa oração. Eu sou a realização desse desejo, eu sou a pura atração de (PAF). Eu sou a imediata saudade de (PAF). Eu sou o amor perfeito de (PAF). Eu sou a realização de (PAF). Eu sou o! Coração de (PAF) Publica!r! 9 dias exaltando o nome de JESUS !P!AI, DEUS FILHO E DEUS E!SP!!IRITO SANTO, e ter seu desejo realizado. AMEM, EM NOME DE JESUS MEU DEUS EU TE SUPLICO E JESUS TE AGRADEÇO POIS SEI QUE POR TUA MISERICORDIA TU VAI ME CONCEDER ESSE DESEJO REALIZADO,AMEM

Deus tem poder disse...

e se surpreenda e seja muito feliz. SENHOR DEUS em nome de JESUS te peço que neste exato momento (PAF) sinta saudades de mim. Que seja o que for que contrarie o nosso encontro, acabe EM NOME DE JESUS e que (PAF), sinta uma profunda necessidade de me ver, de falar comigo, que os nove coros dos Anjos soprem meu nome (ERF) nos ouvidos de (PAF)e que (PAF) não sinta sossegado, ate dizer que não pode viver sem mim ainda hoje. Que esta vontade se torne irresistível nesse exato instante e sempre, LOUVADO SEJA JESUS CRISTO, LOUVADO SEJA NOSSO DEUS TODO PODEROSO, REI DE TODO UNIVERSO, terra, céu e mar, louvado seja os Anjos Miguel, Gabriel e Rafael. Que este meu desejo se reforce na luz do MESTRE JESUS e que se realize agora mesmo. Pela SANTISSIMA TRINDADE, PAI!FILHO E!ESPIRITO SANTO DE DEUS, que quebre o orgulho o egoísmo e o medo que se instalaram no coração de (PAF). Peço a NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, que nos proteja e a nosso amor, que esse amor nunca cause tristeza para ninguém, e que o caminho de (PAF) não seja desviado por maus influencias. Peço aos três Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, que afastem (PAF) de pessoas que possam afasta-lo de mim, principalmente as mulheres que ele procurar. Que (PAF) fique protegido e não sinta atraído ou desejo, por ninguém ou nenhuma outra mulher alem de mim (ERF), e que pare de procurar outras mulheres, que não seja eu (ERF), e não sinta desejo por alguma delas. Oh MESTRE eu suplico que neste momento que(PAF) sinta uma irresistível vontade de ligar p/ mim e que tudo se cumpra assim que eu publicar essa oração. Eu sou a realização desse desejo, eu sou a pura atração de (PAF). Eu sou a imediata saudade de (PAF). Eu sou o amor perfeito de (PAF). Eu sou a realização de (PAF). Eu sou o! Coração de (PAF) Publica!r! 9 dias exaltando o nome de JESUS !P!AI, DEUS FILHO E DEUS E!SP!!IRITO SANTO, e ter seu desejo realizado. AMEM, EM NOME DE JESUS MEU DEUS EU TE SUPLICO E JESUS TE AGRADEÇO POIS SEI QUE POR TUA MISERICORDIA TU VAI ME CONCEDER ESSE DESEJO REALIZADO,AMEM

Deus tem poder disse...

SENHOR DEUS em nome de JESUS te peço que neste exato momento (PAF) sinta saudades de mim. Que seja o que for que contrarie o nosso encontro, acabe EM NOME DE JESUS e que (PAF), sinta uma profunda necessidade de me ver, de falar comigo, que os nove coros dos Anjos soprem meu nome (ERF) nos ouvidos de (PAF)e que (PAF) não sinta sossegado, ate dizer que não pode viver sem mim ainda hoje. Que esta vontade se torne irresistível nesse exato instante e sempre, LOUVADO SEJA JESUS CRISTO, LOUVADO SEJA NOSSO DEUS TODO PODEROSO, REI DE TODO UNIVERSO, terra, céu e mar, louvado seja os Anjos Miguel, Gabriel e Rafael. Que este meu desejo se reforce na luz do MESTRE JESUS e que se realize agora mesmo. Pela SANTISSIMA TRINDADE, PAI!FILHO E!ESPIRITO SANTO DE DEUS, que quebre o orgulho o egoísmo e o medo que se instalaram no coração de (PAF). Peço a NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, que nos proteja e a nosso amor, que esse amor nunca cause tristeza para ninguém, e que o caminho de (PAF) não seja desviado por maus influencias. Peço aos três Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, que afastem (PAF) de pessoas que possam afasta-lo de mim, principalmente as mulheres que ele procurar. Que (PAF) fique protegido e não sinta atraído ou desejo, por ninguém ou nenhuma outra mulher alem de mim (ERF), e que pare de procurar outras mulheres, que não seja eu (ERF), e não sinta desejo por alguma delas. Oh MESTRE eu suplico que neste momento que(PAF) sinta uma irresistível vontade de ligar p/ mim e que tudo se cumpra assim que eu publicar essa oração. Eu sou a realização desse desejo, eu sou a pura atração de (PAF). Eu sou a imediata saudade de (PAF). Eu sou o amor perfeito de (PAF). Eu sou a realização de (PAF). Eu sou o! Coração de (PAF) Publica!r! 9 dias exaltando o nome de JESUS !P!AI, DEUS FILHO E DEUS E!SP!!IRITO SANTO, e ter seu desejo realizado. AMEM, EM NOME DE JESUS MEU DEUS EU TE SUPLICO E JESUS TE AGRADEÇO POIS SEI QUE POR TUA MISERICORDIA TU VAI ME CONCEDER ESSE DESEJO REALIZADO,AMEM

Anônimo disse...

Eu estou vivendo esse momento com o meu marido, começou ano passado. Ele assumiu um cargo com muitas responsabilidades e começou a mudar o comportamento em casa, no escritório e também com as pessoas. Virou outra pessoa, passou a voar de parapente, comer comida japonesa, se depilar, elogiar na minha cara outras mulheres e para piorar arrumou uma amante casada. Eu descobri falei com ele e ele não negou, apenas disse que não sabe o que fazer da vida. Está fazendo terapia com uma psicóloga de 24 anos, claro que a mesma não está preparada para ajudá-lo, pois tem conhecimento, mas não tem experiência. Eu entrei em parafuso, ele não me procura mais e hoje lendo esse blog eu entendi qual é a fase que ele está vivendo. Vou tentar salvar meu casamento, afinal temos 13 anos juntos e uma filha linda, que está sofrendo. O nosso casamento era muito bom, com algumas diferenças, que com amor poderemos consertar. Só espero que essa fase não dure muito tempo, pois já vai para um ano, agora ele está tentando colocar as coisas no lugar, saiu do outro trabalho, tem ficado mais em casa, tem procurado dar mais atenção para nossa filha, mas comigo, ainda está distante. Já me disseram para ter calma.

Anônimo disse...

Criar uma facultade para mulheres aprender a ser boas amantes boas cozinheiras, boa amiga muito culta para saber discernir entre o bem e o errado! Saber ter paciencia escutar ! Saber fazer calculos ! Saber dividir ! Saber de economia do pais de governos! Sem tendencias saber respeitar o lider que sempre eh o mais forte saber relaxar dar massagens saber insinar o aprendido com muita calma saber organizar nossa vida e dos demais ! Saber como dirigir uma familia , saber comprar as coisas certas no momento certo sempre comentando e decidindo em familia o que eh melhor! Cuidar do aspecto fisico! Da alimentacao saudavel! ( pois isso vemos que nao somos nada boas tem muita gente de gastrite rs) temos que saber chegar no intimo de nossos filhos sempre estar atenta com os fatores que podem um dia prejudicar nosso ritmo de vida ao entrar uma pessoa que vai desorganizar toda nossa estrutura ja seja com o marido ou com os filhos ... Em fim mulheres sejam mais sabias e saibam administrar suas vidas para poder administrar a familia! Possa ser ate vc o maior sustento de casa mais lembre uma coisa precisa de um lider ! Claro abaixo de Deus! Ese lider tem que andar temente a ele tambem ! Por isso achou que uma universidade para mulheres poderia salvar o mundo de muita coisa errada ! Que ao final nos trae so dor! Entremos em sintonia com nois mesmas! E poderemos ver o caminho verto a seguir ! Maria julia Cesare Grilo

maria julia disse...

Bom para mim se passou 4 anos da separação desde que postei há tempo atrás eh uma situação difícil muitos que não passarão querem opinar os que passao não sabem a quem ouvir mais cada um tem que ver seu problema do seu ângulo porque cad um sabe da sua dor e das consequências pela sua escolha só sei de uma coisa que a escolha que cada um faz pagará seu preço e só da dor quando tem crianças no meio , elas quando não são criadas dentro de uma família estável vá mexes com tudo nelas por mais que os críticos digam que não mais todo mundo sonha crescer com mãe par filhos avós tios mais não pensamos que os nossos filhos também iam querer ter isso ! O mundo está egoísta so pensa em si mesmo e nunca consegue enxergar um palmo do seu nariz metem os pés pelas mãos e após a merda estar feita ficam com vergonha de corregidorr seus atos e se afasta porque não tem a humildade de só dizer a família uma simples frase: me perdoa eu estava errado ! Mais a vida continua e se não aprende em vida aprenderá no sofremento como todos ou esquecidos numa cama sozinhos abandonados como eu cansou de ver na minha profissão da saúde !

Anônimo disse...

Homens na idade do lobo continuam charmosos. E eu adoro.

Anônimo disse...

Bem - Poderiamos dizer que estou nesta fase... eita ! mas amo demais minha mulher e familia. as vezes só acho que ela deveria se cuidar mais do seu corpo que sempre foi atraente mas de alguns anos pra cá talvez não acha que precisa disso. mas desejar estar com alguem, para um casamento, é bem mais que ideias ou pensamentos. Então a pergunta se estende a todas as mulheres: se sabem que os seus maridos estao ainda em boa forma e talvez alguns cabelos grisalhos por que não se cuidam da mesma forma? e se tiverem alguma dificuldade para isso basta pedir uma ajudinha a eles, quem sabe eles mesmos não vão achar isso uma boa idéia? uma boa aparencia mais experiencia é igual a muito tesão. mas só experiencia não dá tesão não, tá. isso serve para os dois lados. tento fazer minha parte sempre. Véi, isso é bem complicado quando é so de um lado.
Carlos/SP.

Anônimo disse...

Vc nao gosta da sua familia ! Porque familia a gte so tem quando se merece! Pois so um homem de verdade deveria ter familia ag neste mundo onde tudo o errado eh certo e o certo eh errado! Todos nois pasamos pelo ciclo de evolucao da vida crescemos ficamos velhos na maioria de vezes dependentes dos outros ja que devido a idade que nos acomete ou ficamos paralisados dependendo justamente da mulher idosa sua companheirA que dias atras vc achou ela feia gorda chata faladora mandona , imaginou vc com um derrame ficar sem poder nem ir ao banheiro dependendo dela para limpar apos vc ter feito suas necesidades biologicas! Porque isso so a familia para aguentar ja que vc pasara a ser um peso morto na familia porque na vida existe a lei do retorno o mal procedimento que vc teve , nao se preocupe vc vai ver o retorno logo logo! Ar vc paralisado numa cama dependendo da boa vontade dos outros????!!!! Me disculpe a palavra mais todo cagado mijado?!!!! Esperando ate por um copo de agua na cama!???!! Vc vai exigir tambem uma mulher linda lhe trazendo i que vc precisa?! Ae ae neses momentos de angustia vc vai fazer questao ate do monstruo do pantano lhe trazer !!!! Mais nao em quando vc jovem que vc tinha sua esposa seu mulher sua companheira a mae dos feus filhos vc a trocou por uma mais jovem por umaais linda e pelas leis da natureza vc sabe todos ficamos velhos , bim a sua nova amante vai achar vc tb velho chato e ainda se nao passar olhar outros homens e tirar de vez do seu posto ae vc vai ver a grande teoca que vc fez .... Agora vc olhando sua familia mais unida a sua exmulher que formou um novo lar o qual vc ja nao faz mais parte pois ate o amor dos seus filhos vc perdeu pos eles lhes respeita como pai mais como pessoa ag vc eh extranho! Se nao tever outro pai na jogada ainda neh?! O preço que tever que pagar pela sua escolha pode ser um cancer de prostata se orinando na ropa andar fedendo a mijo o tempo rodo ou andar com sonda sangrando doendo e vc ir no hospital sofrer humilhacao e retornar a casa ainda com dores e ao abrir a porta se ver sozinho pela escolha que fez!!! Ou vc ter uma depresao pela sua idade avançada e ver que nao tem seu companheiro ao lado aquela feia que estaria toda noite lhe esperando com seu jantar quente com sua cama com lencois limpos com sua vida organizada mais agora descansada pelo futuro que vcs dois construiram ! A velhice chega para todos o tempo eh implacavel !!!! Olhe no espelho vc ainda ta gatinho veja direitinho com uma luz bem forte pois pela sua idade ha nem deve enxergar direito! Agora para aquele jomem sabio experto que soube sempre contornar os problemas e brigas familiares pelo carinho dos filhos que sao o motivo da nossa vida ! aquele homem que sempre se ajoelhou e pidio orientacao ao nosso Deus! Esse sim sera abencoado e vera a familia numa ceia de natal a familia toda reunida os filhos con as respetivas familias pasando a eles todo o exemplo da sua vida que eh respeitar sua familia seus filhos andando certo nos caminhos de Deus! Lembrando vc pode fazer todo escondido ante os olhos do mundo , mais nao ante os olhos de Deus!!! E cadA escolha de nois temos que pagar pelo preço! Que as vezes eh com a propia morte! Homens sejam mais sabios!em qyanto ah tempo! Conversa com sua companheira com seus filhos e sempre conte o que esta acontecendo pois vc nao sabe as consequencias todas que sua familia vai ter que pasar o sofremento de cAda filho uns indo para droga uns virando assasinos outros envolvendose com problemas cem vezes pior ao que tu imaginas!!! Eh muito problema que a casa cai parece tudo desabar sob nossas cabeças! Tudo anda errado !!! Mais mesmo assim ainda persostimos no erro e dizemos quero ver no que vai dar pois Deus nos deu. o libre arbitriooo entao soamos do testimunho maior que eles nos deixou e nem abrimos para leer !
Entao homens veja se ainda ha salvacao lute pelo seu casamento pela sua familia pelos seus filhos Lute todos os dias pois a batalha do inimigo eh grande minuto a minuto junto aos teus ! Entao pede sempre orientacao ao bom Deus!!!! Maria julia