quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Urso de ouro


A despeito do que afirmou o diretor José Padilha, dizer que Tropa de Elite é um filme fascista não é dar provas de ignorância. Padilha deve estar pensando que fascismo é só um regime político que vigorou na Itália nos anos 30 do século XX. Porém, fascismo é muito mais do que isso. É antes de tudo a ideologia do autoritarismo. Tropa de Elite é fascista sim e o urso de ouro de Berlim não elimina isso. É um filme bem feito, com muita qualidade nas cenas de ação, mas é um filme que difunde a idéia de que a tortura e a violência policial são legítimas. Um filme que confima nossa vocação nacional para as leis de talião. Padilha, fica calado...

Ps. Hoje, na coluna do Macaco Simão: Depois de ver o José Padilha usando aquele gorro de mano corintiano, resta perguntar: como é que se diz "pede para sair" em alemão?

Por Eduardo Rabenhorst

Um comentário:

Unknown disse...

Amigo teófilo;eu não assisto mais filmes que trazem violencia em seu conteudo; já chega os telejornais que trazem tal conteudo. Acho que o mundo enlouqueceu com tanta violencia,(inclusive nos video-games que existem por aí,nos shopping Centers, na internet, enfim,(como cristão que sou, eu sei bem quem é que está por trás de tudo isso), o melhor que podemos fazer para a nossa saúde mental e dos nossos filhos é evitar este tipo de material. (Eu ainda não assisti e nem vou, o filme Paixão de Cristo-do diretor MELGIBSOM-por entender que aquilo,nada mais é uma apologia a violencia de forma disfarçada.(Eu já sei muito bem o que JESUS sofreu e não quero ser mais uma vítima assistindo este espetáculo da violência. (Você já percebeu que todo o filme brasileiro que é indicado para ganhart alguma coisa lá fora,(desde o Pagador de Promessas), só retrata miséria e violência no nosso país. Porque é sempre assim ??? Uma das respostas é que o TURISMO é uma das principais indústrias do mundo; nosso país é maravilhoso,e eles não querem que os bilhões de lá, venham parar aqui. Um abraço.