Relatório mapeou os principais desafios da
educação no mundo.
Dos 150 países analisados, apenas 41
atingiram meta de investimento.
Um relatório divulgado nesta quarta-feira (29)
pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
(Unesco) aponta que o Brasil aparece em 8° lugar entre os países com maior
número de analfabetos adultos. Ao todo, o estudo avaliou a situação de 150
países.
De acordo com a mais recente Pesquisa Nacional
por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) em 2012 e divulgada em setembro de 2013, a taxa de
analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais foi estimada em 8,7%, o que
corresponde a 13,2 milhões de analfabetos no país.
Em todo o mundo, segundo o 11° Relatório de
Monitoramento Global de Educação para Todos, da Unesco, há 774 milhões de
adultos que não sabem ler nem escrever, dos quais 64% são mulheres. Além
disso, 72% deles estão em dez países, como o Brasil. A Índia lidera a lista,
seguida por China e Paquistão.
O estudo também mapeou os principais desafios
da educação no planeta. A crise na aprendizagem não é só no Brasil, mas global.
Para a Unesco, o problema está relacionado com a má qualidade da educação e a
falta de atrativos nas aulas e de treinamento adequado para os
professores.
No Brasil, por exemplo, atualmente menos de 10%
dos professores estão fazendo cursos de formação custeados pelo governo federal,
segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Entre os países analisados, um
terço tem menos de 75% dos educadores do ensino primário treinados.
Sobre os investimentos na área, das 150 nações
analisadas, apenas 41 atingiram a meta da Unesco, ou seja, aplicaram em educação
6% ou mais de seu Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas
geradas. O Brasil é um deles, mas o gasto anual por aluno da educação básica é
de cerca de R$ 5 mil. Em países ricos, esse valor é três vezes maior.
Meta até 2015
No Fórum Mundial de Educação realizado em
2000, 164 países (entre eles, o Brasil), 35 instituições internacionais e 127
organizações não governamentais (ONG) adotaram o Marco de Ação de Dacar, em
que se comprometem a dedicar os recursos e esforços necessários para melhorar a
educação até 2015.
Na ocasião, foram traçados seis
objetivos: os países devem expandir os cuidados na primeira infância e na
educação; universalizar o ensino primário; promover as competências de
aprendizagem e de vida para jovens e adultos; reduzir o analfabetismo em 50%;
alcançar a paridade e igualdade de gênero; e melhorar a qualidade da
educação.
Segundo o relatório da Unesco, esse compromisso
não deve ser atingido globalmente, apesar de alguns países terem apresentado
avanços nos últimos anos.
Em todo o mundo, a taxa de alfabetização de
adultos passou de 76% para 82% entre os períodos de 1985-1994 e 1995-2004.
Mas, por região, os índices ainda permanecem bem abaixo da média na Ásia
Meridional e Ocidental e na África Subsaariana (ao sul do deserto do Saara), com
aproximadamente 60%. Nos Estados Árabes e no Caribe, as taxas estão em cerca de
70%.
Do G1, com informações do Bom Dia
Brasil
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