Em muitas áreas rurais de
países montanhosos existe um costume que pode às vezes surpreender o viajante
distraído. São as privadas ao ar livre na borda de um precipício. As alturas são
vertiginosas nessas regiões, e as casas em geral dão os fundos para o abismo.
Nada mais natural do que haver uma construção feita de tábuas, em geral
protegida também por cima, com o respectivo assento, a abertura... e abaixo dela
o abismo. Por uma razão simples. Fossas sanitárias são sempre um problema,
exigem um trabalho estafante e desagradável, e podem ser fonte de doença. Para a
mentalidade dos montanheses, parece mais prático despejar de pouquinho em
pouquinho aqueles dejetos sobre centenas de metros de barranco, para que sejam
ali lavados pela chuva e bebidos pela terra. Mais prático, mais higiênico e mais
lógico.
A filha de Cordwainer Smith, escritor de FC norte-americano, conta que seu pai (que por muitos anos trabalhou na China) certa vez, em viagem pelo interior do país, foi num desses lugares. Era uma noite de clima agradável, e ele entrou uma privada que tinha dois assentos. Sentado num deles, olhou de lado e viu no fundo do outro assento uma luzinhas piscando. Pensou que fossem vagalumes. Então ouviu um ronco de motores de caminhão e percebeu que aquelas luzes eram os faróis dos veículos, lá embaixo, subindo a serra quase embaixo do lugar onde ele se encontrava.
Luís Buñuel conta uma memória de infância, em Molinos (Aragón): através do buraco de uma privada assim ele viu “um falcão voando em círculos por baixo de mim”. Ele faz uma referência a isto num dos diálogos surrealistas do Anjo Exterminador (1962). É fácil entender que essas imagens tenham alguma ressonância freudiana ou coisa parecida, mas o mais interessante é que elas exprimam, a seu modo, a noção de que mesmo o pior fundo-do-poço não é o mais fundo ainda, pode haver todo um planeta aberto lá embaixo.
Mergulhar na privada para emergir noutro mundo é uma idéia sugerida no começo de Quem quer ser um milionário? de Danny Boyle, e reconstituída literalmente em O Feitiço de Áquila de Richard Donner (não lembro se os personagens de O Conde de Monte Cristo e Os Miseráveis também usam esse caminho de fuga). O único problema que vejo com essa organização do espaço sanitário é o perigo de chuvas, deslizamentos e avalanches que ponham em perigo a segurança da casinha, fazendo o sujeito desmoronar morro abaixo num momento altamente desfavorável. Mas a verdade é que se um sujeito está num lugar onde ele olha para o fundo de uma privada e vê um falcão voando, então não tem muita coisa de que se queixar à vida.
Braulio Tavares
(O mundo fantasmo)
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