quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O riso

O humor, com todas as suas esplêndidas variedades, pode simplesmente ser definido como um tipo de estimulação que visa a provocar o reflexo do riso. O riso espontâneo é um reflexo motor, produzido pela contração coordenada de quinze músculos faciais, num padrão estereotipado, e
acompanhado por alteração da respiração.

Uma estimulação elétrica do músculo risório, principal músculo suspensivo do lábio superior, com correntes de intensidade variada, produz expressões faciais que vão desde o leve sorriso, passando pelo amplo arreganho, até chegarem às contorções típicas da risada explosiva.

Naturalmente, a risada e o sorriso do homem civilizado são, muitas vezes, de um tipo convencional, em que o esforço voluntário substitui a espontânea atividade reflexa ou nela interfere.

A involuntária contração de quinze músculos faciais, acompanhada de certos ruídos irreprimíveis, surpreende-nos como uma atividade sem qualquer valor prático, e sem relação com a luta pela sobrevivência.
O riso é um reflexo, embora ímpar, pelo fato de não apresentar nenhuma utilidade aparente. Podemos chamá-lo de reflexo de luxo. Seu único objetivo parece resumir-se no fato de proporcionar alívio temporário à tensão provocada pelas atividades importantes.




*Este capítulo baseia-se no sumário da teoria que elaborei para a 15ª ed. da
Enciclopédia Britânica.


Arthur Koestler: Humor e Espírito, in
Jano: Uma Sinopse São Paulo: Melhoramentos, 1981. (excertos)

Nenhum comentário: