quarta-feira, 15 de maio de 2013

Tradição: Sertão celebra casamento entre jovens ciganos prometidos desde o nascimento


Um casamento inusitado. Assim foi a cerimonia de união conjugal entre a técnica em enfermagem, Cícera Suênia Soares Mangueira, de 19 anos, e o universitário Manoel Messias Soares, de 24 anos.
 
Os dois são primos e fazem parte da comunidade cigana de origem Calon, da cidade de Sousa.
 
Os noivos foram prometidos pelos pais desde o nascimento, mas deixaram claro que não havia obrigatoriedade no acordo, porém, os jovens acabaram se apaixonando e seguiram com o relacionamento até o casamento.
 
A cerimônia religiosa foi realizada na Igreja Nossa Senhora do Rosário, pelo Padre Milton Alexandre. Após a celebração, os convidados foram até o Centro Calon de Desenvolvimento Integral (CDI), onde aconteceu a festa e a dança tradicionalmente cigana.
 
Para o casal, a dança reflete alegria, sensualidade e romantismo.
 
“Fomos prometidos logo quando nascemos, e com o tempo o amor foi surgindo e graças a Deus somos muito felizes”. Comemorou a noiva.
 
O pai de Suênia, Francisco Soares Figueiredo, de 58 anos, o “Coronel” do rancho “Pedro Maia” disse que o casamento entre primos continua sendo estimulado na tentativa de preservar o núcleo familiar e a tradição cigana.
 
“É muito mais satisfatório o casamento entre ciganos primos, do que com outra pessoa, porque todo cigano é família,” concluiu o Coronel.


Fonte:Diário do Sertão

Nenhum comentário: