sábado, 21 de setembro de 2013

O que é ócio criativo?

O ócio criativo é uma teoria desenvolvida pelo sociólogo italiano Domenico de Masi nos anos 90.
 
Para "praticar" o ócio criativo, é simples! basta se libertar da ideia tradicional do trabalho como obrigação e mesclar atividades, como o trabalho, o tempo livre e o estudo.
 
Uma sociedade livre deste conceito tradicional é uma sociedade em que as pessoas são educadas a privilegiar a satisfação de necessidades radicais, como a introspecção, a amizade, o amor, as atividades lúdicas e a convivência.
 
Segundo Masi fazemos parte de uma sociedade em que a vida adulta era dedicada exclusivamente ao trabalho, mas isso está mudando, hoje grande parte da sociedade dedica-se a outra atividade e essa é a abertura para o ócio criativo. A geração Y tem demonstrado muito isso com o seu comportamento. É uma geração muito mais preocupada com o bem estar, meio ambiente e qualidade de vida, bem diferente das outras gerações que esperam a aposentadoria para começar a curtir a vida, os Y querem curtir e aproveitar o hoje e o agora.
A teria do Ócio Criativo mostra uma visão do que pode vir a ser a sociedade pós-industrial, tendo uma distribuição da riqueza, do trabalho, do saber e do poder. O ócio pode se transformar em violência, neurose, vício e preguiça, mas pode também se elevar para arte, para a criatividade e para a liberdade.
 
“O trabalho é uma profissão e o ócio é uma arte”.
 
Além disso Masi destaca que a criatividade é um processo mental prático, ainda bastante misterioso, visto que, depois de ter pensando algumas ideias novas e fantasiosas é necessário colocá-las em pratica, pois a criatividade não é só ter ideias, mas sim realizá-las.
Trabalho + estudo + apredizado + divertimento = Ócio criativo

 
“Nossa identidade depende cada vez menos da natureza, que pode nos ter feito bonitos ou feios, da estirpe, que pode nos ter feito nascer ricos ou pobres, e do fato de pertencer a uma classe, seja aristocrática ou proletária. A identidade depende cada vez mais daquilo que aprendemos, da nossa formação, da nossa capacidade de produzir idéias, do nosso modo de viver o tempo livre, do nosso estilo e da nossa sensibilidade estética.”
 
Domenico Masi é professor da Universidade de La Sapienza de Roma, criador do conceito do Ócio Criativo, já publicou diversos livros, entre eles Desenvolvimento Sem Trabalho; A Emoção e a Regra;O Ócio Criativo e O Futuro do Trabalho.
 
 
Enviado pelo Dr. Tarciso Melo
 

Nenhum comentário: