sábado, 12 de outubro de 2019

Polícia Civil apreende 'estatuto' e 'dez mandamentos' do Comando Vermelho

Anotação diz que o conselho da organização criminosa tem regras para o funcionamento da facção
 
Polícia apreendeu anotação dos "Dez mandamentos do Comando Vermelho" dentro do Complexo de Gericinó - Reprodução

Rio - A Polícia Civil apreendeu, durante a Operação Cadeia S/A deflagrada nesta terça-feira, pela 44ª DP (Inhaúma), um caderno com uma espécie de "Estatuto do Comando Vermelho", que inclui até os "dez mandamentos" da facção.

O estatuto diz que o conselho da organização criminosa estabelece regras 'cruciais' para o funcionamento da facção. 

No primeiro artigo, o texto diz que o lema do Comando Vermelho é Paz, Justiça e Liberdade. "Apesar de todas as lutas também somos de paz", diz um trecho. 

O segundo artigo elenca os "cinco pilares" da facção: liberdade, respeito, luta, justiça e união. Já outra anotação registra os "Dez mandamentos do Comando Vermelho". Entre as orientações estão "Eliminar inimigos" e "Falar a verdade mesmo que custe a própria vida".

"Nós identificamos a atuação dessas quadrilhas através de escuta telefônica. Durante o período de investigação, a gente pegou o grupo negociando a venda de um carro de luxo, no valor de R$ 80 mil, para realizar a compra de um fuzil. Ou seja, eles compravam carros roubados e revendiam em sites de compra e venda", explicou o delegado Márcio Mendonça, titular da 44ª DP.

Ainda segundo o delegado, 42 telefones celulares foram apreendidos dentro das celas no Complexo de Gericinó.

Operação cumpre 46 mandados
A Polícia Civil do Rio esteve nas ruas na manhã desta terça-feira para prender 46 suspeitos. Os mandados de prisão foram cumpridos em comunidades da capital e nos municípios de São Gonçalo, Maricá, Rio Bonito, Macaé, Campos e Nova Friburgo. Até as 11h30 da manhã, 26 pessoas já haviam sido presas.

A Operação Cadeia S/A é coordenada pela 44ª DP (Inhaúma) para desarticular uma quadrilha comandada por nove chefes do tráfico de drogas da facção Comando Vermelho. que cumprem pena em presídios e coordenavam as ações de dentro da cadeia.
 
Anderson Justino - MeiaHora

Nenhum comentário: