A data de 21 de julho de 1862 de Pombal sendo festejados nesta terça feira os seus 153 anos, não se trata de emancipação política do município e sim em que Pombal foi elevado à categoria de cidade, esclarece o historiador, escritor e pesquisador pombalense Jerdivan Nóbrega de Araújo.
“A cidade Pombal comemora, desde 1962, o dia 21 de julho como sendo a data da sua elevação à cidade e, consequentemente, a sua emancipação política, o que não é de tudo verdade”.
“De fato, foi no dia 21 de julho de 1862 que Pombal foi elevada a categoria de cidade, porém, de forma “sui generis”, a terra que deu origem a lenda da cabocla Maringá teve sua emancipação política alcançada quando da sua elevação ao status de vila”.
“Instalando-se a Vila Nova de Pombal em 04 de maio de 1772, quando foram realizadas eleições livres para os cargos de oficiais da Câmara, elegendo-se também o Presidente e Juiz ordinário, sendo este o capitão mor Francisco de Arruda Câmara, pai do festejado internacionalmente, Manuel de Arruda Câmara”.
“E por que, como Vila e bem antes de se transformar em Cidade, Pombal já dispunha de autonomia municipal? Simplesmente porque era assim que as coisas funcionavam com a legislação à época vigente em Portugal, sucessivamente codificada pelas Ordenações afonsinas, manuelinas, filipinas, pós-Restauração etc”. Afirmou Jerdivan.
Na vasta programação festiva que a Prefeitura elaborou para as comemorações do dia da cidade hoje, consta:
05 hs. Alvorada Festiva – Filarmônica da Polícia Militar de Patos.
07:30 hs.Hasteamento do Pavilhão Municipal.
12:00 hs Entrevista coletiva da Prefeita Pollyanna Dutra.
19 hs Missa de Ação de Graças.
altosertao.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário