Medida, que não tem caráter de lei, acaba com a reprovação nos três primeiros anos do ensino fundamental.
No apagar das luzes do governo Lula, o ministro da Educação, Fernando Haddad, homologou a recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) que acaba com a reprovação nos três primeiros anos do ensino fundamental e cria o Ciclo de Alfabetização e Letramento.
Já a partir deste semestre, gestores de todas as escolas do Brasil podem decidir se continuam com o sistema seriado, mantendo a possibilidade de reprovação, ou se adotam a recomendação.
A medida foi tomada, segundo a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, a partir da constatação de que muitas crianças são reprovadas no primeiro ano:
— Tivemos um índice de aprovação de 94,9%, em 2009, o que nos mostra que, de cada cem crianças, cinco ainda são reprovadas logo que ingressam na escola. Pesquisas apontam que, se o aluno é reprovado, dificilmente terá sucesso. A recomendação, que não é lei, é para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos.
O Brasil tem, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 31 milhões de alunos no ensino fundamental. Desses, quase dez milhões estão nos três primeiros anos. No entanto, pouco mais de dois milhões têm mais de cinco horas de aula por dia.
Polêmica, a aprovação automática divide educadores. Professor da USP, Ocimar Alavarsi, que já foi coordenador pedagógico da rede municipal de São Paulo, de 1995 a 2008, acredita que a "reprovação no ensino fundamental devia ser zero":
— Mais de 70 mil foram reprovados no primeiro ano em 2008, e isso não tem paralelo com outro país. A evasão escolar também é alta. Então, a recomendação é um avanço. Crianças devem ficar nove anos na escola, e o desafio é descobrir o que devemos fazer para que elas aprendam. Mesmo incompleta, já que o CNE não diz como as crianças devem ser acompanhadas, a recomendação abre o debate.
Fonte: O Globo
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2 comentários:
E ESTE EH UM PAÍS QUE VAI PRÁ FRENTE...VAI ROLANDO O PROBLEMA PRÁ FRENTE...ASS: P. J
Isto é uma cópia de atraso, de mais uma proposta sem pé nem cabeça em nosso pais.
Se temos uma educação pra lá de precária; se temos 47% dos professores sem título para ensinar, se temos apenas 4% do PIB para a educação; se temos professores na Bahia recebendo apenas 350 reais mensal. Menos que o mínimo. Se temos ainda salas de aulas superlotadas e que apenas, de 100 alunos matriculados nas escolas públicas, só 40 conseguem concluirem o ensino médio?
Como o MEC prevê que ninguém ou pelo menos mais da metade destes passem a sére adiante, se as coisas estão de pior a pior?
Se falta empenho e valorização a nossa educação, a classe que forma, que garante o o futuro de uma nação?
Na Argentina, há 45 milhões de habitante e se investe 6% di PIB em educação.
No Brasil, somos 190 milhões e 4% do PIB é investido na educação.
Que faremos para melhorar essa face negra em nosso futuro Brasil?...
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