sábado, 11 de abril de 2009

Joalheria - Coroação


Um time de artesãos, sob o comando de Fabergé, se dedicava à criação dos objetos que deveriam encantar a corte todas as Páscoas. E foi o que aconteceu, pois Fabergé fabricou 50 ovos para a Família Imperial (ao todo seriam 52, mas dois não passaram da fase de projeto), 7 para a família do milionário Kelch e oito para clientes diversos. Esses últimos não eram tão extravagantes ou originais, muitas vezes somente repetiam algum detalhe copiado dos ovos oferecidos pelos czares.

Conhecido como Ovo da Coroação, essa peça que extasia a todos pela perfeição com que foi feita, foi oferecida à czarina por Nicolau II, em 1897. Brilhantes de grande valor, ouro, esmalte, e um trabalho artesanal magnífico são engrandecidos pela surpresa que carregava em seu bojo forrado de veludo: em ouro, platina, pedras preciosas, uma réplica em miniatura da carruagem de Catarina a Grande, feita em 1793, e que foi usada na coroação de Nicolau e Alexandra. A miniatura é perfeita, as portas se abrem, os degraus podem ser baixados, os bancos são forrados, tudo é perfeitamente articulado, inclusive a suspensão em molas de ouro, as rodas com pneus de platina que se movem. O teto é pintado por dentro exatamente como o original. O ovo tem 12,7cm de altura e a carruagem, que fica bem encaixada em seu interior, 9,4cm de comprimento.

É, sem dúvida, a mais famosa de todas as criações de Fabergé, a que mais foi exibida e a que aparece no maior número de livros.

Coleção Viktor Vekselberg

Fontes: www.mieks.com/faberge-en/

www.en.wikipedia.org/

www.pbs.org/

www.treasuresofimperialrussia.com/

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/Default.asp?a=111&cod_blog=129&ch=n&palavra=&pagAtual=2

Um comentário:

Unknown disse...

UM TRABALHO FANTÁSTICO...PARABÉNS AO ARTISTA...SEJA LÁ QUEM FOR.