terça-feira, 7 de abril de 2009

Novo Enem: alunos poderão optar por 5 cursos


Exame que substituirá o vestibular deve ser realizado em outubro; instituições ainda não decidiram se vão aderir


O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) proposto pelo Ministério da Educação para substituir o vestibular permitirá que os candidatos se inscrevam em até cinco cursos oferecidos pelas instituições que aderirem ao sistema, em qualquer região do país. Diferentemente do que ocorre hoje no vestibular, o candidato só escolherá o curso em que pretende se matricular após a divulgação dos resultados do novo Enem.

As regras do exame foram detalhadas ontem pelo ministro Fernando Haddad a reitores das 55 universidades federais. Haddad disse que o governo quer aplicar o novo Enem já este ano, mas aguarda uma resposta das universidades. Se pelo menos dez instituições aderirem, segundo ele, o teste já será realizado no segundo semestre, em outubro. As instituições que decidirem não participar continuarão fazendo seus próprios vestibulares. Haddad espera uma resposta até o fim deste mês.

Segundo ele, as instituições já poderão substituir o vestibular pelo Enem este ano, exceto as que não abrirem mão da segunda fase do exame. Nesse caso, o ministro teme que o MEC não consiga divulgar os resultados antes de janeiro. Reitores discutem a possibilidade de utilizar só as notas das provas objetivas, sem a realização de redação, o que anteciparia o anúncio dos resultados para novembro.

Para incentivar a adoção do novo Enem, Haddad informou que poderá dobrar para R$ 400 milhões os recursos destinados para assistência estudantil nas federais que usarem o exame.


Fonte: O Globo
De Demétrio Weber:

Um comentário:

Unknown disse...

TODO ALUNO TEM QUE SABER O QUE QUER E AONDE QUER CHEGAR: SERÁ QUE OPTAR POR...5 CURSOS...É REALMENTE UMA BOA ?