sábado, 4 de abril de 2009

Homem brancos de olhos claros pede explicação a Lula

Clóvis Victorio Mezzomo é brasileiro, neto de italiano, com pele branca e olhos verdes. E se sentiu pessoalmente ofendido ao ouvir as declarações feitas por Lula de que a crise financeira teria sido fomentada por "gente branca, de olhos azuis", no último dia 26. Por achar que Lula teve uma postura "intoleravelmente racista", Clovis entrou com uma interpelação judicial no Supremo Tribunal Federal (STF).

O Supremo pode intimar o presidente ou não. Lula também pode responder ou não. Mas se a ação for em frente, abre as portas para que Clóvis entre com uma queixa-crime contra o presidente no tribunal. O caso ficou nas mãos do ministro Celso de Mello.

Na ação, Clovis volta à infância em Estância Velha (RS), zona de colonização alemã, e conta que trabalhou com "valorosos" homens e mulheres de pele branca e olhos claros. E acrescenta que a sua carreira profissional - de operário, jornalista e empresário - foi bem sucedida graças ao intercâmbio cultural e multirracial que teve ao longo da vida.

- A explicação genérica da crise, isto é, de que a mesma foi obra exclusiva de portadores de gens recessivos, apresenta evidente viés ideológico - afirma.

Ainda para provar que a crise nada tem a ver com pessoas brancas de olhos claros, ele cita executivos mundialmente influentes que não contam com essas caracteristicas. Por exemplo: Stan O'Neal, ex-diretor da Merril Lynch, "orgulhosamente negro", Frank Reines, ex-presidente-executivo da Fannie Mae, "orgulhosamente negro", e Vikram Pandit, presidente da Citi, "orgulhosamente indiano".

- A História está repleta de exemplos dramáticos e traumáticos de efeitos da discriminação. Dentre eles, citamos o holocausto sofrido pelo nobre povo judeu. [...] São nefastas, deletérias e violentas as consequências da responsabilização das raças, etnias, minorias por determinadas situações - finaliza.


Fonte
ìntegra do site do Ricardo Noblat

Um comentário:

Unknown disse...

NÃO FAÇAMOS UMA TEMPESTADE EM UM COPO D'ÁGUA. CLARO QUE; NO CONTESTO DO ENCONTRO DO PRESIDENTE LULA COM O PRIMEIRO MINISTRO BRITÂNICO, ELA FALOU QUE A "CRISE GLOBAL" QUE O MUNDO VIVE FOI GERADA PELOS CHAMADOS "PAÍSES DO PRIMEIRO MUNDO" QUE, EM GERAL É CONSTITUIDO DE PESSOAS DE PELE BRANCA E OLHOS...EU DIRIA...CLAROS; MAS DE FATO, BASTARIA DE QUE O NOSSO PRESIDENTE DISESSE QUE A ATUAL CRISE FOI GERADA PELAS PRÓPRIAS AÇÕES PROTECIONISTAS E NÃO SOLIDÁRIA NA PARTILHA DA RIQUEZA GLOBAL DE PAÍSES COMO A INGLATERRA E ESTADOS UNIDOS.