segunda-feira, 6 de abril de 2009

Pombalense apresenta tese de mestrado sobre a importância da caprinovinocultura em assentamentos rurais de Mossoró-RN.

O Professor pombalense José Romero Araújo Cardoso, apresentou com êxito sua tese de mestrado que cuidamos de apresentar aqui um resumo do importante trabalho:
"O presente trabalho teve por objeto de estudo a caprinovinocultura em assentamentos rurais do município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, analisada sob a ótica das teorias da sustentabilidade de Sachs e do desenvolvimento sustentável do semi-árido de Mendes. Os dados foram obtidos através de pesquisa direta junto a 77 produtores nos assentamentos de Hipólito (Vilas I e II), Lorena, Mulunguzinho, Cabelo de Nêgo e Cordão de Sombra (Vilas I e II). Para a apresentação dos dados, utilizou-se da análise tabular e descritiva. Os resultados obtidos demonstraram que não obstante o baixo nível tecnológico, a ausência de ações públicas nas áreas de capacitação dos produtores e de extensão rural, a caprinovinocultura é a atividade que proporciona maior renda aos assentados, no quadro geral de pobreza em que estes se encontram. Enquanto recomendações para melhorar o nível de vida das populações assentadas, com menos agressão à natureza, frisa-se que nesta atividade em assentamentos rurais haja condição de processar-se mudança do nível tecnológico quanto ao manejo, profilaxia sanitária e suporte forrageiro e que sejam implementadas a cooperação entre os produtores e ação de políticas públicas que beneficiem o setor."

Um comentário:

Unknown disse...

ROMERO É UMA DAQUELAS FIGURAS QUE NOS HORAM PELA SUA INTELIGÊNCIA E SUA SIMPATIA. É UM AMIGO QUE QUERO BEM. QUE DEUS O ABENÇOE.