sexta-feira, 3 de abril de 2009

Como a Fênix


Caro internauta e leitor deste Blog. Tenho recebido costumeiramente os mais variados comentários a respeito desse espaço, que como já disse, é de todos! Comentários de pessoas que me encontram na rua, no trabalho, no dia a dia, enfim. Mas um fato curioso é que muito poucos postam seus comentários, criticas e sugestões no próprio Blog, com exceção do amigo Dagvan Formiga, professor e Oficial de Justiça da terrinha, que vem, ao longo dos tempos, ajudando-me a construir idéias, propagar opiniões e difundir notícias.

Outro dia, senti falta de seus lúcidos comentários e eis que de repente, não mais que de repente ele resurge das cinzas, como uma fênix, a propósito, diz a lenda que no Egito e na antiguidade clássica, segundo o que relataram Heródoto e Plutarco, a Phoenix foi um pássaro mítico de origem etíope, de um esplendor sem igual, maior que a águia conhecida e, com uma plumagem escarlate e dourada, tinha um canto melodioso, sendo dotada de uma longevidade extraordinária, vivia em períodos de 500 anos.

Apenas uma Phoenix existiu em todos os tempos e, esta tinha registro nas velhas escrituras. À medida que sua morte se aproximava, a Phoenix formava um ninho de vergônteas e especiarias aromáticas que, com o calor de seu próprio corpo, causava combustão espontânea e, era consumida pelas chamas.

Através desta fogueira, milagrosamente ressurgia e depois de embalsamar seu predecessor nas cinzas, em um ovo de mirra, voava levando-o para a cidade do Sol, no Egito, onde era depositado no altar do Templo do Deus egípcio do Sol. Os aspectos do simbolismo aparecem, então, com clareza:- Ressurreição e Morte, o reaparecimento ciclio.

Pois muito bem, como eu ia dizendo, eis que ressurge Dagvan e posta um comentário sobre "a profissão de ensinar" que julgo necessário transportá-lo para publicação central desse Blog, e o faço na íntegra:

"ENQUANTO O PROFESSOR FOR TRATADO COMO LIXO,CONTINUAREMOS SEMPRE A SER UM PAÍS DO TERCEIRO MUNDO. A COISIFICAÇÃO DA PESSOA HUMANA COLOCA O PROFESSOR, E AQUI FALO OS DAS ESCOLA PÚBLICA, EM UMA POSIÇÃO QUASE VEXATÓRIA. UM AMIGO MEU ME CONTOU QUE CERTA VEZ ESTAVA PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO MUITO DIFÍCIL,JÁ QUE TINHA ATRASADO O ALUGUEL E ESTAVA COM OUTRAS CONTAS E OBRIGAÇÕES A PAGAR...ONDE ...DE REPENTE....ELE OUVIU NO MEIO DA RUA ,UMA VOZ DIZENDO: PROFESSOR...PROFESSOR...ERA UM ALUNO QUE O CHAMAVA; E SABE O QUE ELE FEZ ? SE ESCONDEU !!! ISSO MESMO!!! SE ESCONDEU ENTRE AS PESSOAS QUE CIRCULAVAM NA RUA, COMO SE TIVESSE VERGONHA DE SER IDENTIFICADO COM TAL. MEU DEUS!!! EU TAMBEM SOU PROFESSOR E TENHO MUITAS HISTÓRIAS PARA CONTAR...JÁ SUGERI ALGUMAS SOLUÇÕES PARA AMENIZAR O QUADRO CAÓTICO E DOENTIO QUE VIVEM AS ESCOLAS E MEUS COLEGAS;OBJETIVANDO APENAS MELHORAR ESTA PILHA DE PRATOS QUE ESTÁ PRESTES A CAIR... PORÉM, COMO SOU PROFESSOR, A MINHA VOZ NÃO É OUVIDA...E SE É, A MESMA É IGNORADA...JÁ APRESENTEI À ALGUMAS AUTORIDADES A SOLUÇÃO PARA ALGUNS GRAVES PROBLEMAS A CUSTO ZERO, PORÉM....MAS UMA VEZ....MINHAS IDÉIAS FORAM IGNORADAS...DESISTI... !!! LAVO AS MINHAS MÃOS E COMO UM AUTÔMATO ESTOU ME TORNANDO PARTE, SEM QUERER, DESTA MÁQUINA ENFERRUJADA, VELHA E FRIA...GESTORES CADUCOS E SUPERIORES QUE MAIS PARECEM DINOSSAUROS QUE, INSISTEM EM NÃO QUERER MUDAR...E NESSAS HISTÓRIA TRISTE...EU SOU VISTO COMO O PATINHO FEIO...COM TODO O RESPEITO, ALGUM DELES EU MANDO PARA A PQP, MAS AO MESMO TEMPO EU TENHO PENA DESSES...COMO DIZ A CANÇÃO...POBRES MOÇOS...;SOU TESTEMUNHA OCULAR QUE CENTENAS DE VIDAS QUE FORAM CEIFADAS PARA FORA DA ESCOLA POR UM MODELO TOTALMENTE ULTRAPASSADO...E ACREDITEM...OU ALGUNS NÃO POSSUEM MASSA ENCEFÁLICA SUFICIENTE PARA PERCEBER ISSO, OU QUEREM PERPETUAR CONSCIENTEMENTE ESTE MODELO INJUSTO E EXCLUDENTE EM QUE VIVEMOS. HOJE, COM AS EXPERIÊNCIAS QUE JÁ TIVE, EU SEI EXATAMENTE O QUE ESSE PAÍS É !!! ISSO MESMO!!! INDEPENDENTE DO NOSSO AMOR PELA NOSSA TERRA, ANOS LUZ NOS SEPARA DE UMA CIVILIZAÇÃO MAIS HUMANA; CUJOS VALORES MORAIS, RELATIVOS A BONDADE E A PARTILHA, ESTEJAM ACIMA DO TOMA-LÁ-DÁ-CÁ, DA FALSIDADE E DA HIPOCRISIA.

Dagvan Formiga

Um comentário:

Unknown disse...

AMIGO TEÓFILO; TODOS NÓS, NESTE MUNDO CÃO EM QUE VIVEMOS, RESURGIMOS TODOS OS DIAS DAS CINZAS COMO FÊNIX, PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA SOBREVIVÊNCIA....E....QUERO DIZER QUE POUCAS COISAS ME DÁ ALEGRIA NESTE MUNDO. PRIMEIRO A MINHA COMUNHÃO COM DEUS; RAZÃO DO MEU ONTEM,DO MEU HOJE E DO MEU AMANHÃ...A ELE TODA A HONRA E TODA A GLÓRIA, AGORA E PARA SEMPRE. EM SEGUNDO LUGAR A MINHA FAMÍLIA E EM TERCEIRO LUGAR É SABER QUE AINDA EXISTE NO MUNDO PESSOAS QUE NÃO MUDARAM, PESSOAS QUE NÃO SE COISIFICARAM, PESSOAS QUE SÃO POR INTEIRO E NÃO PELA METADE...PESSOAS QUE NÃO SE DEIXARAM ENTORPECER PELO VALOR DAS COISAS EFÊMERAS DESTE MUNDO COMO O AMOR AO VIL METAL...PESSOAS CUJA CASA É CONSTRUIDA NA ROCHA, ONDE O VENTO BATE E NÃO DERRUBA, ONDE A CHUVA DO TEMPO CAI E ELE PERMANECE O MESMO; JUSTAMENTE POR TER O ALICERCE DOS VALORES DA VERDADEIRA AMIZADE ,CUJO BOM RELACIONAMENTO ADVÉM DOS VALORES DO RESPEITO,DA ALEGRIA E ADMIRAÇÃO. OBRIGADO TEÓFILO PELA SUA AMIZADE.