segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Os planos do menino de 9 anos que está terminando a faculdade: ‘Não tenho ideia de como cheguei aqui"

Após nove meses de estudo, ele vai se graduar aos 9 anos em engenharia elétrica na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda

Laurent Simons vai se tornar em dezembro o mais jovem graduado do mundo 
Laurent Simons tinha 4 anos quando entrou na escola primária e, antes de seus colegas chegarem ao ensino médio, ele chegou à universidade. Aos 9 anos.
O jovem belga levou um ano para terminar o primeiro período da escola primária, como a maioria dos estudantes. Mas depois o ritmo acelerou e no ano seguinte ele concluiu de só uma vez o período que vai do segundo período ao sexto.
Aos 6 anos, já na fase seguinte de sua formação, ele concluiu em 18 meses uma etapa na qual outros estudantes passariam seis anos.
E então ele decidiu descansar. Um pouco.
Aos 8, ele tirou uma "folga" de seis meses para passar um tempo em casa. Oito meses depois, se candidatou a uma graduação universitária.
GRADUAÇÃO EM NOVE MESES
Agora, após nove meses de estudo, ele vai se graduar aos 9 anos em engenharia elétrica na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda.
Mesmo sem entender direito o que está fazendo.
Ao ser perguntado pelo programa Newsday, da BBC, por que ele buscava um diploma universitário aos 9 anos de idade, Laurent Simons afirmou: "Não tenho ideia".

ENGENHARIA, MEDICINA OU AMBOS?
Atualmente, o jovem belga está interessado em saber como a tecnologia pode ajudar o corpo humano: seu projeto de graduação passa pela conexão entre cérebro e chip.
Um dispositivo desse tipo poderia medir e monitorar milhares de neurônios ao mesmo tempo.
Oriundo de uma família de médicos, Simons agora quer estudar medicina e fazer um ph.D., mas suas ambições vão bem além de qualificações acadêmicas.
"Meu objetivo é criar órgãos artificiais", afirmou, em referência aos dispositivos que um dia podem substituir partes humanas, como um coração ou um rim, e eliminar a necessidade de transplantes.
"Na verdade, meu objetivo é estender a vida. De outras pessoas, incluindo a dos meus avós."
Foram seus avós, aliás, que identificaram primeiramente o potencial do jovem, antes mesmo de ele ir à escola.
"Ele foi criado pelos avós, que notaram algo especial sobre ele. Mas pensávamos que, como outros, eles só estavam orgulhosos do neto, e não levamos muito a sério", relembra o pai do jovem, Alexander Simons.
Jovem gosta de se gabar de suas entrevistas na TV, relata seu pai 
Mas quando os professores do ensino primário falaram a mesma coisa, os pais passaram a tentar entender por que ele era tão avançado.
Mesmo especialistas ficaram surpresos com o nível de evolução do garoto.
Além de ter memória fotográfica e um quociente de inteligência (QI) de 145, o jovem também tem boas habilidades analíticas. No início, ele amava matemática e ciência, mas não demonstrava muito interesse por letras.
Segundo o pai dele, o garoto se mostrou algumas vezes relutante em ir para a escola, querendo apenas ficar em casa para brincar ou ir à praia.
Mas passou a ser bastante metódico depois de chegar à universidade, adotando uma rotina intensa.
"Na segunda-feira, ele é apresentado à disciplina. Na terça, ele vai ao laboratório. A quarta é separada para estudos em casa, onde lê por oito horas. Ele usa a quinta-feira para tirar dúvidas na faculdade e na sexta-feira ele faz provas", relata seu pai.
"Outros estudantes levariam de nove a 12 semanas para completar esse ciclo."
INFÂNCIA
Para garantir que Laurent está confortável e aprendendo em seu próprio ritmo, na maioria do tempo ele recebe aulas em uma sala separada dos outros graduandos, que acabaram de deixar a adolescência.
Seu pai afirmou, no entanto, que o filho não se afastou das alegrias da infância e não sofre qualquer tipo de pressão em sua trajetória acadêmica.
Ele já é famoso, com mais de 42 mil seguidores no Instagram, onde publica fotos passeando com o cachorro, nadando e concedendo entrevistas.
"Ele se gaba com os amigos quando aparece na TV", disse seu pai.
PRODÍGIO
Mozart compôs música aos 5 anos. Picasso concluiu sua primeira pintura aos 9. Mas muitas crianças prodígios tornam-se pessoas "normais" quando chegam à idade adulta.
Isso será diferente com Laurent Simons?
"Ele sempre cumpre o que promete", conclui seu pai.
 
BBC News

Nenhum comentário: