quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Uma histórica trégua de Natal na 1ª Guerra Mundial, em 1914. Veja o vídeo em que Paul McCartney tentou reproduzir o evento.

No natal de 1914, algo realmente surpreendente aconteceu. A incrivelmente sangrenta Primeira Guerra Mundial, responsável pela morte de 20 milhões de pessoas em apenas quatro anos, parou para o Natal.

Numa espécie de trégua não oficial, mais de 100 mil soldados ingleses e alemães da frente ocidental largaram as armas e trocaram cumprimentos, conversaram, riram, beberam, e há registros até de uma partida de futebol entre soldados inimigos.

Acredita-se que tenha sido uma iniciativa de soldados alemães que tinham ligações familiares e de amizade com ingleses que começaram a acenar e dizer num inglês tosco "you don't fight, we don't fight" e cantar músicas natalinas, com um enorme risco de serem alvejados. Deu certo.

Em algumas frentes de batalha, a paz durou até o ano novo, irritando vários generais que mandavam os soldados pararem com aquilo e voltarem pra guerra.

É claro que eu não compro as teses suicidas e ginasianas do pacifismo unilateral, mas a trégua do Natal de 1914 é um momento que encarna perfeitamente o espírito do dia e do aniversariante.

- Paul McCartney tentou recriar essa noite no clipe de "Pipes of Peace" de 1983. Veja o vídeo.


Alexandre Borges

Nenhum comentário: