sábado, 20 de julho de 2019

Olha o passarinho! 


Quando a fotografia foi inventada, a impressão da imagem no filme não se dava com a mesma rapidez dos dias atuais. Na metade do século 19, os fotografados tinham de permanecer parados por até 15 minutos, a fim de que sua imagem fosse impressa dentro da máquina. 

Fazer as crianças ficarem imóveis por tanto tempo era um verdadeiro desafio. Por isso, gaiolas com pássaros ficavam penduradas atrás dos fotógrafos, o que chamava a atenção dos pequenos. 

Assim, a expressão “Olha o passarinho” ficou conhecida como a frase dita pelo fotógrafo na hora da pose para a foto.


 Banho-maria
Na culinária, banho-maria é um processo de cozimento onde a comida não vai em contato direto com o fogo, sendo portanto cozida de forma mais lenta. Para isso, o alimento fica em um recipiente, que é colocado dentro de outro, onde existe água a ferver ou quase.

Em termos gerais, o banho-maria é um método científico utilizado em laboratórios químicos e na indústria, para aquecer lenta e uniformemente qualquer substância líquida ou sólida, dentro de um recipiente. 

Quanto à origem da expressão, o processo recebe o nome em homenagem à famosa alquimista Maria, a Judia, a quem atribui-se a invenção do mesmo. Maria era citada como grande perita em vários dos mais antigos tratados de alquimia.

Os alquimistas do passado acreditavam que ela era Miriã, irmã de Moisés, o líder hebreu que viveu entre os séculos XIII e XIV a.C. Porém, há evidências que apoiam que esta reivindicação é falsa.
Devido ao banho-maria ser um processo lento, a expressão "deixar em banho-maria" ou "levar em banho-maria" também é usada para indicar que alguém está enrolando ou usando outra pessoa, ou em alguma situação em que a pessoa vai deixando algo acontecer.

Por exemplo, pode ser usada em relacionamentos, quando uma pessoa não quer nada sério com a outra mas não a dispensa, deixando-a como opção.

Exemplos de frases:
Clarice, você não vê que o André está te deixando em banho-maria?
Ainda não decidi se vou levar adiante aquele projeto, por enquanto vou deixá-lo em banho-maria.


Fonte: Só Português

Nenhum comentário: