domingo, 19 de janeiro de 2020

“Eu fui acusado do hábito de mudar minhas opiniões. Eu não tenho um pingo de vergonha de ter mudado minhas opiniões. Um físico que já estava ativo em 1900 sonharia em dizer que suas opiniões não mudaram durante o último meio século? Na ciência, os homens mudam suas opiniões quando novos conhecimentos se tornam disponíveis; mas a filosofia na mente de muitos é assimilada à teologia, não à ciência. O tipo de filosofia que eu valorizo ​​e me esforço para buscar é a científica, no sentido de que há algum conhecimento definido a ser obtido e que as novas descobertas podem tornar a admissão de um erro anterior inevitável a qualquer mente sincera. Pelo que eu disse, seja cedo ou tarde, não reivindico o tipo de verdade que os teólogos reivindicam por seus credos. Eu reivindico, apenas, na melhor das hipóteses, que a opinião expressada, na época, era a sensata de se manter no momento em que foi expressada. Clareza, acima de tudo, tem sido meu objetivo.”

— Bertrand Russell, preface to The Bertrand Russell Dictionary of Mind, Matter and Morals (1952).

Nenhum comentário: