terça-feira, 20 de setembro de 2016

Filme gravado em São Mamede, "Deserto", será exibido nos EUA nesta terça (20), confira:

“Deserto” será exibido nesta terça (20) no Los Angeles Brazilian Film Festival e no dia 26 na mostra competitiva do Festival de Brasília.

Quem conhece o curitibano Guilherme Weber apenas das novelas da Globo não imagina quantas outras facetas o ator guarda. No teatro, onde iniciou a carreira como ator e de onde jamais se afastou, se firmou também como autor e diretor. Agora, Weber dá mais um passo ambicioso, dessa vez no cinema. O Los Angeles Brazilian Film Festival, nos Estados Unidos, sedia nesta terça-feira (20) a primeira exibição pública de “Deserto” que teve como cenário a Vila de Picotes zona rural de São Mamede, sertão Paraibano, sua estreia como diretor e roteirista.

Uma semana depois, no dia 26, o longa será exibido na mostra competitiva do Festival de Brasília, um dos mais importantes do cinema brasileiro. Para o público curitibano, a estreia também já tem data marcada. No dia 22 de outubro, “Deserto” será exibido como parte da programação da mostra de cinema da Bienal Internacional de Curitiba.

Em “Deserto”, uma trupe de atores funda uma sociedade no sertão nordestino | DivulgaçãoO filme é livremente inspirado em um romance mexicano, “Santa Maria do Circo”, de David Toscana, que conta a história de uma trupe circense que funda uma sociedade no deserto do México. “Quando li o livro fiquei fascinado e quis fazer uma adaptação. Mas não poderia ser no teatro, onde é difícil trabalhar os simbolismos de maneira concreta. Então decidi escrever um roteiro para cinema”, contou Weber à Gazeta do Povo.

Na adaptação da história, Weber (que escreveu o roteiro em parceria com a escritora Ana Paula Maia) transferiu a ação do deserto mexicano para o sertão nordestino. O veterano Lima Duarte lidera o elenco, que interpreta uma trupe de atores mambembes que encontra um pequeno vilarejo abandonada e se instala por lá. “O sertão brasileiro é simbólico na nossa cultura. Queria usá-lo como um lugar fabuloso, quase uma parábola bíblica”, diz o agora cineasta.

Sotaques diferentes

Para compor o elenco, Weber fez questão de selecionar atores de diferentes regiões do país, orientando-os a manter os sotaques originais. “É a história da formação de uma nação, o início de um país”, diz. Entre os demais nomes do elenco estão Cida Moreira, Everaldo Pontes, Magali Biff e o curitibano Claudinho Castro. A trilha sonora também tem sotaque paranaense e foi composta pela dupla Luiz Ferreira e Rodrigo Barros, das bandas Beijo AA Força e Maxixe Machine.

Resultado de imagem para filme deserto de guilherme weberGuilherme Weber conta que o desejo de fazer cinema vem desde a década de 1980, quando dava os primeiros passos no teatro. A experiência foi tão satisfatória que ele já tem outro projeto em vista. “É uma experiência fascinante criar todo um universo do zero. E é uma arte de irmãos, fizemos do set uma fraternidade”, afirma o curitibano, que já tem o projeto de outro filme em vista. “Estou trabalhando em um roteiro novo, mas não posso divulgar nada porque nem eu sei ainda o que vai sair.”
Mostra


Em Brasília, “Deserto” vai competir com outros sete filmes: “A Cidade Onde Envelheço”, de Marilia Rocha, “Antes o Tempo Não Acabava”, de Sérgio Andrade e Fábio Baldo, “Elon Não Acredita na Morte”, de Ricardo Alves Jr., “Malícia”, de Jimi Figueiredo, “Martírio”, de Vincent Carelli, “O Último Trago”, de Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti, “Rifle”, de Davi Pretto, e “Vinte Anos”, de Alice de Andrade.

BlogSãoMamede1 com GazetaDoPovo

Nenhum comentário: