quarta-feira, 1 de junho de 2016

Cerveja de Umbu de agricultura familiar

Quase que mensalmente temos notícias de cervejarias nacionais lançando novos rótulos e ultimamente o uso de frutas está bem presente nessas novas receitas. E aqui estamos para falar da criação de mais uma cerveja com fruta na sua receita… Sendo que dessa vez não foi uma cervejaria, mas uma cooperativa de agricultores familiares da Bahia!

A Cooperativa de Agricultura Familiar de Canudos, Uauá e Curaça (Coopercuc) apresentou a Saison de Umbu (umbu é uma fruta típica do semi-árido brasileiro) em Dezembro de 2014 no evento Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), como parte da programação da 27ª edição da Feira internacional da Agropecuária da Bahia – Fenagro 2014.
 
Sobre a repercussão da cerveja de umbu Adilson Ribeiro dos Santos, presidente da Coopercuc, fala: “Nós não esperávamos essa repercussão. Uma fruta nativa e tradicional da caatinga, mas temos certeza de que esse é um salto muito alto para o pequeno produtor da Bahia. O melhor é que o mercado já demonstra interesse de comercialização da cerveja, inclusive uma rede de supermercados de São Paulo está em fase de negociação”.

A receita da Saison de Umbu foi feita em conjunto com a Experimento Beer e possui 25 IBU e 5,0% de teor alcoólico e a identidade visual foi pensada pela Do-design-s (empresa especializada em design de orgânicos e fair-trade, bem como ONGs, cooperativas e agricultores familiares).

Fonte aqui

Nenhum comentário: