É o lugar mais inusitado para se fazer um clube do livro. Mas a novidade está
ganhando adeptos. Centenas deles, diz a organização. Seattle resolveu fazer um
clube do livro, veja só, dentro dos ônibus.
A iniciativa é uma maneira de estimular o bom uso do inevitável tempo de
viagem diária. Mas principalmente, é uma maneira de promover o senso de
comunidade inerente ao transporte público. A premissa é: se a pessoa sentada ao
seu lado estiver lendo o mesmo livro que você, pode ser que vocês acabem
conversando sobre o livro.
O reconhecimento de que o ônibus é uma comunidade em si mesma é a base do
projeto chamado Books on the Bus (Livros nos ônibus). Sim, às vezes as
relações são mais longas (meu sogro uma vez participou de uma festa de
aniversário para o cobrador, com bolo e tudo, organizada pelos passageiros que
sempre pegavam aquela linha bem cedinho da manhã). Mas os encontros casuais do
dia a dia é que são comuns – os acenos de cabeça, os bom dias, os com licenças,
os sorrisos de reconhecimento. E o projeto pretende proporcionar mais
oportunidades de interação.
Funciona assim: a cada três meses, é escolhido um livro que os integrantes do
clube devem ler. Preferencialmente o livro se passa no Noroeste dos Estados
Unidos, onde fica Seattle, ou é escrito por um autor local. O engajamento é
promovido no site
e no Facebook. No fim do trimestre há um evento para debater o
livro, fortalecer a comunidade e celebrar o projeto.
Tudo é gratuito: a participação no clube do livro, a entrada no evento
trimestral e até alguns livros. Uma parceria com as bibliotecas locais garante o
aumento no estoque do título escolhido. E, quando disponíveis, há cópias
digitais gratuitas compatíveis com smartphones, tablets e
leitores de livros digitais.
Para quem alega falta de tempo, é uma ótima ideia usar a espera dentro do
ônibus na ida e na volta para o trabalho/ estudo para ler. Com ou sem clube do
livro.
Melissa de Andrade é jornalista com mestrado em Negócios
Digitais no Reino Unido. Ama teatro, gérberas cor de laranja e seus três
gatinhos. Atua como estrategista de Conteúdo e de Mídias Sociais em Seattle, de
onde mantém o blog Preview e, às sextas, escreve para o Blog do Noblat.
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