quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Política

“A política como cura, a política como primeira ordem da vida: essa tendência é comum em filósofos da política como Hobbes ou Maquiavel (e, em certa medida, Locke). Mas, à diferença desses três, Rousseau carrega a política com ares de moral redentora em nome da nova justiça social, propondo a política como revolução social dos costumes, dos poderes e das instituições em todos os níveis.”

(PONDÉ, Luiz Felipe. O Catolicismo Hoje. São Paulo: Benvirá, 2011, p. 82, “Para Entender”.)

► “(...) Para Max Weber ‘a política consiste num esforço tenaz e enérgico de furar tábuas duras de madeira. Este esforço exige simultaneamente paixão e precisão... não se poderia jamais esperar o possível se no mundo não houvesse sempre a esperança no impossível... é preciso que as pessoas se armem sempre da força da alma que lhes permitirá ultrapassar todos os naufrágios das esperanças, mas que o façam desde o presente, senão não serão capazes de fazer o que é possível ser feito hoje. Aquele que está convencido disto (...) possui a vocação da política’.

“A própria atividade política, longe de ser apenas voltada a uma transformação do ‘mundo objetivo’ com vistas ao futuro, significa, também, o exercício de uma atividade transformadora da consciência e das suas relações com o mundo. (...)”


(MAAR, Wolfgang Leo. O Que é Política. São Paulo: Brasiliense, 24ª reimpr. da 16ª ed., 2006, p. 22, “Primeiros Passos”, n. 54.)

Nenhum comentário: