sábado, 27 de agosto de 2011

Moral

‘Moral é tudo aquilo (ato, comportamento, fato, acontecimento) que realiza o homem, que o enraíza em si mesmo e, por ele e para ele, ganha sentido humano’.”

(PEREIRA, Otaviano. O que é moral. São Paulo: Brasiliense, 2ª reimpressão da 1ª ed., 2004/1991, p. 11, coleção “Primeiros Passos”, n. 244.)

●“(...) a moral deve estar aí para ajudar o homem a ser. Ser o que ele se propõe a ser, a realizar sua travessia. Enfim, a realizar-se ─ a moral servindo ao homem e não o contrário. (...)” (Pág. 14.)
●“(...) a moral está intrínseca e necessariamente vinculada ao trinômio: cultural/história, sociedade e natureza humana. (...)” (Pág. 14.)
► MORAL/ÉTICA: “Originalmente, moral e ética são sinônimos e descendem do que foi escrito por filósofos como Aristóteles, na Grécia, e Cícero, em Roma. Ambas descrevem o que seriam os hábitos e costumes de um povo, e as normas que os regram e que deles brotam a partir da tradição de comportamento herdado e das discussões que as pessoas estabelecem conscientemente ao longo do tempo de vida delas e de suas instituições (igrejas, escolas, famílias, governos, arte etc.).

“Com o tempo, a moral acabou por constituir-se no estudo mais amplo desse espectro de hábitos e costumes, e a ética passou a designar a disciplina filosófica específica que busca estabelecer as normas para esses comportamentos de modo reflexivo e racional. (...)”

(PONDÉ, Luiz Felipe. O Catolicismo Hoje. São Paulo: Benvirá, 2011, p. 57, “Para Entender”.)

Nenhum comentário: