Lucas no capítulo 18, conta a história de um cego curado por Jesus.
Não fica muito clara, entretanto, qual a origem da cegueira de Bartimeu; Se adquirida ou congênita; hipóteses estas que nos levam a um raciocínio sobre as mesmas. O mais importante, sem dúvida, é o fato em si, ou seja, a verdade bíblica.
Caso Bartimeu tivesse nascido cego (cegueira congênita) em 2001 depois de Cristo, portanto nos tempos atuais, por acaso haveria a mínima chance, apesar das modernas técnicas da medicina, de que ele voltasse a enxergar?
Ainda que Bartimeu tivesse algum tipo de doença passível de cura atualmente (Glaucoma, infecção ocular, Ceratocone,etc) ou tivesse perdido a visão em decorrência de acidente, Jesus - o homem - teria condições de restabelecer sua visão?
Se uma Catarata privasse, ainda que parcialmente, Bartimeu da visão, o “mito” Jesus, como desejam os ímpios, poderia curá-lo através da magia, ou por outro artifício?
O descrente poderia argumentar: mas se a cegueira de Bartimeu fosse psicológica?
Sabemos que as doenças da esfera psicossomática ou puramente psíquicas, ainda hoje, demandam várias sessões ou métodos terapêuticos e não são curadas com simples estalar de dedos.
Jesus não tinha consultório, divã, medicamentos e tão pouco examinou Bartimeu.
Simplesmente perguntou: “Que queres eu Eu te faça?”
Mesmo que Jesus fosse um hipnotizador, segundo os céticos, em nenhuma versão bíblica encontra-se referência a alguma manifestação, oral ou gestual por parte de Jesus...
“A tua fé te salvou”.
Tecnicamente é impossível entender a cura de Bartimeu por Jesus. Mas Jesus: “Vê! A sua fé te salvou!”
Sem dúvida, o versículo 7 do capítulo 3 de Provérbios: “Não sejas sábio a teus próprios olhos”, nos faz entender o episódio protagonizado por Jesus e Bartimeu.
Certo é que muitas das situações que nos atravessam o caminho são vistas mas não “enxergadas”, infelizmente alguns permanecem cegos diante dos ensinamentos de Jesus, como o “amor ao próximo, a fé, o perdão...” E Jesus não estava falando da cegueira física e sim da espiritual tanto é que Ele disse: “...a tua fé te salvou” mas não a tua fé te curou!
Como médico não posso explicar a cura de Bartimeu, mas como cego que era, a margem dos caminhos do Senhor, agora entendo a Salvação de Bartimeu e a minha!
Dr. José Andrade Grillo Fº (médico)
Grupo EstaNaBíblia
Nenhum comentário:
Postar um comentário