domingo, 23 de agosto de 2009

Educação sexual é tabu nas escolas

Orgasmo, masturbação, virgindade, primeira vez, aborto, métodos anticoncepcionais, gravidez, homossexualidade, doenças sexualmente transmissíveis. Esses são alguns dos temas que enchem a cabeça dos adolescentes de dúvidas e têm respostas não tão fáceis para quem está nessa fase. Especialistas afirmam que a família e a escola têm papéis essenciais diante desses questionamentos. No entanto, a situação fica complicada quando, nas escolas, a educação sexual é tratada como um tema transversal que enfoca, na grande maioria das vezes, aspectos biológicos e fisiológicos do funcionamento do sistema reprodutor e deixa de lado os aspectos comportamentais que tiram o sono de muitos.

Segundo sexólogos, as consequências da inexistência ou errada exploração da educação sexual desde os primeiros anos de escola podem ser frustrações e disfunções sexuais que, sem o devido tratamento, têm a possibilidade de acompanhar o indivíduo pelo resto da vida.

No Brasil, desde a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), em 1997, a educação sexual foi incorporada como tema transversal a ser trabalhado nas diversas disciplinas, o que refletia a preocupação do Estado com as questões relacionadas à disseminação da Aids e à gravidez na adolescência.

Mas, apesar deste aval e do consenso entre os professores e pais sobre a importância dos temas, grande parte das escolas ainda restringe as atividades nesta área à promoção de palestras eventuais com profissionais não integrantes do corpo docente.

A transversalidade estabelecida pelos PCNs encontra dificuldade de ser aplicada diante da vivência pedagógica real da maioria das instituições escolares do país. Outro aspecto diz respeito à necessidade de capacitação sistemática de professores, já que os PCNs destacam a figura do professor como detentor de uma postura crítica sobre seus valores e os socialmente atribuídos à sexualidade, incluindo o respeito aos posicionamentos dos alunos.

Fonte:
Portal Correio

Um comentário:

Unknown disse...

ESSE É UM VESPEIRO QUE NINGUEM NA ÁREA DA EDUCAÇÃO QUER MEXER!!! AH,AH,AH...