segunda-feira, 13 de julho de 2009

Obra de Ariano Suassuna entra em cartaz no Santa Roza


Ambientada em um cenário castigado pela seca do sertão nordestino, a peça “O Rico Avarento” retoma a obra publicada em 1954 pelo poeta, dramaturgo e romancista paraibano Ariano Suassuna. O espetáculo que integra o projeto À Boca da Noite, desenvolvido pelo Setor de Cultura do SESC, estará em cartaz nesta terça-feira, 14, às 19h, no Teatro Santa Roza. A entrada é gratuita para os comerciários portando a carteira atualizada do SESC e custa R$ 3,00 (três) Reais para o público em geral.


“O Rico Avarento” é uma adaptação do Grupo Cara Dupla de Teatro, dirigida por Romildo Rodrigues, contando com elenco formado por Luciana Oliveira, Neto Alves e próprio Romildo Rodrigues. O texto de Ariano Suassuna é baseado na obra do escritor francês Moliére.

O espetáculo conta a história de um Coronel, rico e avarento, e Tirateima, um rapaz humilde que, por falta de emprego, aceita ser o mestre sala do Coronel. Dia após dia, Tirateima vai conhecendo o caráter avarento de seu patrão, o qual nega esmola e comida para os pobres e mendigos que vão até sua casa. Até que um dia, o rico avarento recebe uma visita inusitada: O chefe do inferno e seus “cães” vêm buscá-lo pelo seus pecados.

Já participaram este ano do projeto À Boca da Noite os espetáculos “Zezé no país das Maravilhas” do Novo Grupo de Comédia, com direção de Eduardo Guedes; “A Cantora Careca” do grupo experimental da UFPB, com direção de Guilherme Schulve; “A farsa do poder” da Cia Os Fodidário, dirigido pela professora da UFPB Cristina Streva; e “O Judas no Sábado de Aleluia” produzido pelo grupo Tenda de Teatro, com direção do Geraldo Jorge.

Cara Dupla

Os integrantes da Cara Dupla Cia de Teatro vem inovando no teatro paraibano com espetáculos como “As avarento de Scooby-doo”, “Os três segredos do castelo” – ambos infantis de 2005, numa adaptação de Romildo Rodrigues e direção de Wagner Nascimento; “As duas filhas de Francisca” (2006), texto de Romildo Rodrigues, direção Edilson Alves; “As branquelas em busca da fama” (2008), texto e direção Romildo Rodrigues; “Espantaram o espantalho”, texto Romildo Rodrigues e direção Tony Silva. Atualmente a Companhia está em cartaz, também, no teatro Santa Roza, com a nova montagem “Scooby-doo em game over”, com texto de Romildo Rodrigues e direção Wagner Nascimento.

Ariano Suassuna

Poeta, dramaturgo e romancista, Ariano Vilar Suassuna nasceu em João Pessoa-PB, no ano de 1927. É no Sertão da Paraíba que Ariano passou boa parte da infância no município de Taperoá. Em 1942, a família Suassuna fixa-se em Recife, capital de Pernambuco. É em Recife que Ariano inicia a sua vida literária, com a publicação do poema Noturno, a 07 de outubro de 1945, no Jornal do Commercio. Ao ingressar na Faculdade de Direito, em 1946, liga-se ao grupo de estudantes que retoma, sob nova inspiração teórica, o Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP). Em 1947, escreve a sua primeira peça, Uma Mulher Vestida de Sol.



Fonte:
Íntegra da Redação
WSCOM Online


Nenhum comentário: