domingo, 19 de julho de 2009

Cômodo (180 a 192 d.C)


Marco Aurélio Cômodo Antonino, filho do Imperador Marco Aurélio e de sua mulher Faustina, nasceu em 161 d.C, em Lanuvium. Participou de campanhas militares com seu pai, ao longo da fronteira com o Danúbio. Quando seu pai morreu, ele estava com 19 anos e logo depois de ser aclamado Imperador, trocou seu nome para Lucio Vero Aurelio Cômodo.

Começou seu reinado fazendo concessões às tribos do norte, e entrou em acordo com os germânicos. Seu interesse era obter ao menos uma trégua, pois queria começar os preparativos para os funerais de seu pai. A paz, depois de vinte anos de guerras, agradou ao povo de Roma, que o saudou alegremente, acreditando que ele faria um governo tão bom quanto seu pai.

Mas sua decisão de liberar as províncias ao longo da fronteira com o Danúbio não agradou ao Senado nem à classe dominante que via nessa interrupção das batalhas e manutenção ou conquistas de novos territórios, a perda de cargos e benefícios. A corrupção passou a ser comum, inclusive nos tribunais, o que até então fora impensável. A péssima fama de Cômodo, considerado o pior imperador romano, talvez tenha surgido daí, mas muito contribuiu para isso, sem dúvida, sua vida pessoal desregrada.

Assim como sua arrogância e vaidade. Rebatizou Roma Colônia Comodiana; começou a se vestir como o herói grego Hercules, chegou a comparecer ao Senado vestido assim e dizem que adotou oficialmente o titulo de Hercules em 192 d.C.

Apaixonado por lutas, entrava na arena e lutava com os mais temidos gladiadores e até contra feras, apenas para mostrar ao povo sua coragem e força. “Vencia” todas as batalhas, é claro, fazendo de si mesmo um mito, como era seu objetivo.

Rebatizou os meses do ano; passou a chamar os Romanos de Comodianos, o senado de Afortunado Senado Comodiano, a frota que fazia o transporte do trigo da África para Roma de Comodiana Togada de Alexandria e intitulou o dia em que trocara todos os nomes de Dia Comodiano.

Foi tolerante com os cristãos, mas também não se apercebeu que os novos ideais religiosos começavam a superar o poder imperial. Muitos atentados foram feitos contra sua vida, até que, com a ajuda de sua amante Márcia, o campeão de lutas Narciso o estrangulou no banho, em 31 de dezembro de 192 d.C.

Seu busto é dos mais interessantes: além da pele do leão da Neméia, podemos ver os outros símbolos dos 12 trabalhos de Hércules.


Fontes: www.museicapitolini.org/ - www.roman-emperors.org/commod.htm

Nenhum comentário: