segunda-feira, 13 de julho de 2009

Arte - Catedral de Estrasburgo


A cidade de Estrasburgo fica entre a França e a Alemanha. De todos os seus encantos talvez o mais exuberante seja a catedral gótica que impressiona pelo tamanho, pela magnífica arquitetura, pelos mais de 70 deslumbrantes vitrais, por sua torre em espiral com 141 metros de altura, pelo lindo órgão que tem um som celestial, pela rosácea deslumbrante e também pelo Relógio Astronômico em seu interior.

O famoso relógio de Estrasburgo foi montado pela primeira vez em 1352 e ficou conhecido como o Relógio dos Três Reis. Tinha lindas figuras e vários detalhes mecânicos tais como um calendário e um astrolábio. A principal imagem era a da Virgem com o Menino Jesus nos braços. Quando recebia a visita dos Reis Magos, a hora era anunciada por um dispositivo que fazia soar um sino. No início do século 14, parou de funcionar.
Foi restaurado duas vezes, cada vez de forma mais elaborada que a outra. Mas foi inteiramente desmontado em 1547, refeito em outro local dentro da catedral e recebeu o mecanismo que o transformou num dos relógios astronômicos mais perfeitos da Europa.

Dividido em três partes, fica encostado em uma das paredes da igreja como se fosse um grande altar. Desde o século 16 apresenta um globo celestial que mostra a posição do sol, da lua, das estrelas, um calendário perpétuo, e um dispositivo que mostra os eclipses por vir. Além, é claro, da linda procissão de figuras em madeira.

Depois da Revolução ficou parado até que, em 1843, Jean-Baptiste Schwilgué deu-lhe vida nova. Matemático, físico, relojoeiro e artista, esse mestre passou um ano preparando seus 30 ajudantes antes de começar a reconstrução do relógio. Trabalhou de 1838 a 24 de junho de 1843. O relógio foi reinaugurado em 31 de dezembro de 1842, mas o professor não estava satisfeito e trabalhou nele mais seis meses. Foi ele quem instalou em um relógio, ao que se saiba, o primeiro “computus” eclesiástico, que calcula as datas das festas móveis da religião cristã, dispositivo que ele criara em 1816.

A procissão das figuras acontece diariamente às 12:30 hs. Nesse exato momento os apóstolos começam a desfilar diante de Jesus Cristo. Quando é a vez de Pedro, ouve-se o bater de asas e o canto do galo. Mais em baixo, as diversas idades do homem, uma criança, um jovem, um adulto e um velho, passam pela imagem da Morte. Todas as figuras são esculpidas em madeira e impressionam pela beleza e perfeição dos movimentos.


Fonte: www.strasbourg.info/cathedral/
Larousse

Nenhum comentário: