quarta-feira, 29 de julho de 2009

Juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior e sociedade de Jacarú entregam casa à família carente

O juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, titular da comarca de Jacaraú, com a ajuda de segmentos da sociedade daquela cidade, fez a entrega de nova residência à família de Seu José e D. Rosinete, pais de sete filhos, que sobrevivem da agricultura, quando conseguem um dia de trabalho nos roçados da região. A mobilia também foi doada.

A iniciativa de fazer um mutirão e construir a casa para abrigar a família necessitada sensibilizou o magistrado que considera Jacaraú uma cidade bastante carente. “Há 2 anos, quando cheguei aqui, vi que a jurisdição precisava atuar no sentido de uma prestação de serviço mais voltada para o drama social, sobretudo a miséria humana”, afirmou.

“Certo dia, ao terminar uma palestra em uma escola, fui convidado a conhecer uma família que morava nas proximidades. Pobreza absoluta. O casebre estava totalmente destruído. Encontramos sete crianças pelo chão, que dividam o espaço com um cachorro. Naquele dia, havia um pouco de feijão e farinha na casa”, frisou Antônio Carneiro

Ao retornar ao fórum, o magistrado decidiu promover um grande mutirão na comarca com a finalidade de demolir o que restava da casa e construir um novo lar para aquela família. De acordo com o magistrado, a intenção não era apenas edificar uma nova residência, mas um novo lar, com o início de uma nova vida, com esperança e sinais vivos de dignidade, solidariedade e respeito à pessoa humana.

O juiz disse que durante os 13 anos de magistratura, já vivenciou muitas experiências de drama e conflitos humanos. “Confesso que a situação daquelas crianças, uma delas com sintomas de transtornos mentais, exigiu uma ação imediata e efetiva”, justifica.

O Conselho Tutelar de Jacaraú também participou de forma atuante. O próprio Presidente do Conselho Tutelar, Cristiano Félix, funcionou como pedreiro da obra. “Disseminar um ideal de fraternidade e solidariedade na comunidade, como forma de amenizar uma realidade tão cruel, foi a parte mais gratificante do projeto”, disse o juiz Antônio Carneiro.

Esperança no Poder Judiciário - Indagado sobre novas possibilidades de organizar outras ações sociais, o juiz afirmou que: “O Poder Judiciário, em especial o juiz, são considerados uma esperança de transformação social. A sociedade atual não mais admite aquela figura do magistrado distante, conservador e inacessível. As aflições e as dores dos nossos jurisdicionados não devem ser relegados a um mero caderno processual”.

Mais doações – Nesta quinta-feira (30), às 15h, a presidente da Aemp, Diana Vita, vai fazer a entrega de lençóis, toalhas, utensílios domésticos, roupas e calçados a família de Seu José e D. Rosinete. A doação será entregue ao juiz daquela comarca. “A parceria com a Aemp, por meio da dra. Diana Vita, além de emprestar um caráter institucional à iniciativa, também serviu para mostrar o alcance social do próprio Tribunal de Justiça nas causas de interesse público, como é o caso da infância e juventude”, disse o juiz Antônio Carneiro.


Fonte: TJ-PB
Por Kubitschek Pinheiro


Nenhum comentário: