Datas especiais
Shrove Tuesday (um dia antes da Quaresma)
Se você mora fora do Reino Unido, provavelmente nunca ouviu falar do Shrove Tuesday (um dia antes da Quaresma). Mas você pode conhecê-lo por outro nome, Mardi Gras. A palavra em inglês "shrove" vem de "shrive", significando "a confissões dos pecados", em preparação para a Quaresma.
Quarta-feira de Cinzas
A Quarta-feira de Cinzas é um dia de jejum, cujo nome vem do hábito de espalhar cinzas sobre aqueles que estão empenhados em cumprir o jejum da Quaresma. Aqueles desejosos de receber o sacramento da penitência são conhecidos como "penitentes". Usam roupas de luto e exige-se que permaneçam afastados da comunidade cristã até a Quinta-feira Santa. Essa prática caiu no desuso durante os séculos VIII, IX e X, quando o começo da Quaresma era simbolizado pela colocação das cinzas nas cabeças de toda a congregação.
Hoje, alguns cristãos colocam uma cruz na testa feita com cinzas. Normalmente as cinzas são feitas de folhas de palmeiras bentas no ano anterior e ungidas com água benta antes de serem usadas.
Quaresma
O nome Lent (Quaresma) vem do Middle English lenten, significando "início". A quaresma significa 40 dias de jejum, em imitação ao jejum de Jesus Cristo após seu batismo (a Epifania). A quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas, 46 dias antes do domingo de Páscoa. *Porque são dias celebrativos, em nome da Ressurreição, os seis domingos que ocorrem durante o período da Quaresma não são contados como parte do rito de 40 dias.
Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos é o sexto e último domingo da Quaresma. Em muitas igrejas, é o começo da Semana Santa, uma semana de cerimônias que culmina no domingo de Páscoa. O Domingo de Ramos ocorre uma semana antes da Páscoa e marca a entrada de Jesus em Jerusalém, quando seus defensores agitavam ramos para celebrar sua chegada. Hoje muitas pessoas usam as cinzas dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior para marcar uma cruz na testa dos penitentes na Quarta-feira de Cinzas.
Quinta-feira Santa
A palavra em inglês "maundy" (santa) pode ter vindo de cesto de maund (ou mand) usado pelos pescadores nos condados de Norfolk e Suffolk. Séculos atrás, havia uma feira que acontecia nesse dia em Norwich (Norfolk), em que os vendedores negociavam cavalos, gado e mercadorias em geral. Alguns dos pescadores trouxeram as cestas cheias de itens para vender, incluindo peixe. Roupas e chapéus foram vendidos, já que era costume comprar uma peça de roupa nova para o Domingo de Páscoa.
Quinta-feira Santa pode também ter vindo da palavra latina mandatum, significando "mandamento", como nas palavras de Jesus na Bíblia:
"Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros". (João 13:34, NT)
Muitas cerimônias da Quinta-feira Santa começam com estas palavras.
Sexta-feira da Paixão
A sexta anterior à Páscoa é chamada de Sexta-feira da Paixão e representa a crucificação de Cristo. Os cristão crêem que a morte de Jesus Cristo na cruz tornou-lhes possível ficar em paz com Deus. Eles queriam celebrar sua paz em vez de observar a Sexta como um dia de pranto ou tristeza.
O nome também pode ter derivado de Dia do Senhor, já que nos primeiros dois séculos, a palavra "bom" somente era usada como descrição de Deus. Os saxões e os dinamarqueses chamam esse dia de Long Friday e a Sexta-feira da Paixão em holandês é Langfreday.
Fonte
Uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário