quarta-feira, 20 de julho de 2011

A velha "poncheira" abacaxi que servia limonada

A minha avó sempre servia limonada aos netos numa jara plástica em formato de abacaxi. Essas "poncheiras" eram muito comuns entre os itens que ornamentavam as cozinhas mais humildes daquela época (idos de 1970).

Com o passar do tempo, as coisas foram se modificando, a nossa deliciosa "poncheira" foi sumindo dos nossos dias quentes de verão e dando vez a outros vasilhames mais "sofisticados". Porém, nunca conseguiu apagar-se completamente de minha memória.

Procurei por muito anos encontrar de novo o velho abacaxi de plástico que nos servia limonada, mas sem sucesso.

A sua utilização no seriado "A grande família" da rede globo de televisão me dava a esperança de encontrá-la novamente nalguma mesa ou exposta a venda em uma dessas esquinas.

Esta semana, para minha surpresa, despretenciosamente, entrei numa dessas lojinhas de variadades de R$ 1,99 e lá estava ela, novinha, reluzente, lembrando-me de minha boa infância e das tardes de outubro da velha timbaúba.

Trouxe-a comigo, claro!

Teófilo Júnior

2 comentários:

Unknown disse...

Amigo onde vc encontrou ?

Teófilo Júnior disse...

Na feira livre da cidade de Pombal-PB