segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Historiador explica origem da má fama da cidade de Bayeux-PB

O site Bayeux em foco entrevistou o historiador Ariosvaldo Alves, que explicou porque a cidade de Bayeux é conhecida entre os populares pelo depreciativo título de “cidade dos cornos”, que além de denegrir a imagem da cidade já causou muitos constrangimentos morais à sua população. Poucas pessoas, até mesmo do próprio município, desconhecem a verdadeira origem da famigerada galhofa.

Existem várias teses, mas o historiador revela com detalhes a procedência do adjetivo atribuído ao município. Veja abaixo o relato dele na íntegra.

"Apesar de muitos dignificarem a história progressiva de Bayeux, colocando-se hoje entre as cinco mais desenvolvidas dentre as 223 cidades do Estado da Paraíba, encontra-se ainda denegrida com a galhofa do vício de linguagem ou malícia, caminhando e ouvindo adjetivos vulgares em termos depreciativos da palavra cangalha para cangaia.

O barbarismo ortográfico dos deturpadores foi além de uma ultracorreção até chegar à maldosa denominação de 'Cidade de Corno'. Designaram de “cangaia” a rua Antônio Ferreira, popularmente conhecida como rua da Cangalha por motivo do trabalho árduo de mulheres que enfrentavam o preconceito da época, confeccionando esteira, manga de garrafa e cangalha para burro de carga.

Esses produtos considerados de boa qualidade ganharam fama, vindo a ser vendido inclusive para outros Estados. Como também ganhou fama o adjetivo da Rua Antônio Ferreira, tomando proporção de cidade. De Rua da cangaia, passou a cidade da cangaia. Daí veio o termo depreciativo criado pelos maliciosos que não a amam e não conhecem sua história".


Fonte:Bayeux em Foco

10 comentários:

Anônimo disse...

garanto que se fosse um condado organizado não teria má fama o pretexto pro oeste do estado é a estepe mas mesmo la tem condados com idh mais alto que condados do leste mais úmidos

Marcelo disse...

Uma cambada de imbecis com merda na cabeça ousam chamar a nossa cidade dessa forma.já não basta a corrupção, temos que aturar idiotas sem cultura!

Unknown disse...

Simplismente a falta de informação faz algumas pessoa denegrirem a imagem de pessoa batalhadora e guerreiras é só lerem a História linda das melhores que trabalhavam na época que não tem nada haver com chifre....

Fran disse...

Tenho orgulho da minha cidade e sempre busquei o significado do porque alguns imbecis a chamarem assim. Deviam se envergonhar de colocar uma cambada de Prefeito corrupto no poder, isso sim!

Unknown disse...

Vai corno!

Unknown disse...

Capital nacional da Gaia

Anônimo disse...

Kkkkkkkk

Anônimo disse...

Quer dizer que o primeiro corno de Bayeux foi Antonio Ferreira

Anônimo disse...

O Antonio Ferreira deveria ter uma estátua. O primeiro corno de bayeux

Anônimo disse...

Logo se ver aqui nos comentários uma cambada de ignorante. Infidelidade acontece em todos os cantos, todos os dias, todos os instantes. Ser corno, qualquer pessoa pode ser, nesse momento sua mulher ou marido, pode está te traindo e você aqui, falando merda.