sexta-feira, 23 de maio de 2008

Sabedoria Popular


A sabedoria popular realmente é algo que nos impressiona e nos leva a crer, cada vez mais, que ninguém sabe nada nesse mundão de meu Deus. Cada um de nós, por mais humilde e sem escolaridade que seja tem muito o que nos ensinar, seja em suas experiências de vida, seja em seus questionamentos as vezes muitos simples mas revestidos de muita sabedoria.

É isso que geralmente acontece com as pessoas do povo, com o cidadão comum, os Zés, os Toinhos e os Chicos por ai a fora. São dotados de uma sabedoria impressionante, é só você dar oportunidade para um dedinho de prosa e pronto, lá vem a sabedoria popular bater a porta e lhe trancar por dentro.

Outro dia estava em um banco esperando a fila do caixa caminhar, digo, se arrastar, quando encontrei-me com um velho amigo, hoje engenheiro, colega do velho Arruda Câmara e nos dispomos a conversar sobre os mais variados temas, falávamos dos velhos tempos, dos antigos professores, dos banhos de rio e entramos na questão da proteção ambiental, da demissão da Ministra, das licenças ambientais para construção de grande hidrelétricas e etc.

O assunto fluía por ai... volta e meia nós nos indagávamos sobre o que era mais importante para o país, a preservação in totum de nossas reservas ou a pacifica convivência ambiental sustentável. Uma discussão interminável para uma fila de banco.

Foi ai que seu Zé de Rita, postado um pouco mais atrás da fila, exímio pescador e iletrado atravessou na conversa e desatou:

- Dotô, já vi que vocês sabem de muita coisa, mas me ajude a tirar uma dúvida: o que é mais importante, o peso ou a balança?

Pronto. Silêncio total.

- Senhores leitores do blog, ajude-me a responder a Zé de Rita pelo amor de Deus!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Já que a balança é o simbolo do Direito e da Justiça, vou fazer essa pergunta a uns juízes e Promotores que conheço. Seria a mesma coisa que perguntar; Qual é o mais importante, o Pai ou a Mãe, o feijão ou o arroz, a noite ou o dia, enfim...ambos se completam, tanto a balança como o peso: mas...quem é o mais importante mesmo ?....Acho que é a balança...mas...o peso que ele fala é o peso de ferro que se utiliza para medir ou o peso das coisas a serem pesadas...(Acho que esse assunto tem muito pano pra manga, ah,ah,ah...)