quarta-feira, 21 de maio de 2008

Questão sobre BBB aborrece participante de concurso

"A preparação para concursos exige cada vez mais dos candidatos e, até certo ponto, é impossível prever o que pode cair nos testes. Perguntas sobre atualidades e conhecimentos gerais estão assustando os concurseiros. Na prova realizada em 27 de abril para atendente de reintegração social do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), do GDF, uma questão causou polêmica, por se referir ao programa Big Brother Brasil, da TV Globo.

O enunciado dizia: “O reality show Big Brother tem sido há quase uma década um fenômeno da televisão brasileira. Qual a origem do nome do programa?” .

O teste oferecia cinco possibilidades de resposta. Entre elas, a música do cantor David Bowie, de 1983, com o mesmo título; a sugestão de que a idéia original era a vitória do concorrente mais simpático, e a correta: “Big Brother era a forma como era conhecido o grande líder mundial da obra 1984 do inglês George Orwell”.

O candidato Bruno Negrini, de 30 anos, era um dos mais de 15 mil candidatos inscritos. Falando ao jornal Correio Braziliense, na edição de ontem (18), ele confessa que errou a questão. “Errei mesmo; não tenho tempo para ficar assistindo ´Big Brother´, são tantas matérias, tantos assuntos que podem ser abordados como atualidade e tem que ser justamente isso? Achei um absurdo”, justifica.

No restante da prova, ele considerou que a abordagem foi tranqüila, sem surpresas. “As outras perguntas foram sossegadas, dentro do esperado”, diz.

“A Funiversa (organizadora do concurso) não é a primeira a fazer isso, outras já fizeram. Não há problema em perguntar sobre programas televisivos, mas sim como isso é feito”, afirma o professor de atualidades da Vestconcursos, Júlio César de Castro. Ele observou que se trata, no exemplo citado, de uma pergunta mais elaborada e válida.

“É difícil saber com certeza o que será perguntado em uma prova como essa. Os que assistem ao programa certamente não saberiam a resposta, era preciso conhecer o livro, o autor.” Nessa seleção, cuja abordagem à questão sobre o ´Big Brother´ é considerada correta, foram oferecidas 127 vagas com salário de R$ 2.414,77 e exigência de ensino médio."

Um comentário:

Unknown disse...

Onde vamos parar com uma coisa deste:do jeito que vai teremos uma pergunta do tipo: Gretchem, famosa cantora brasileira no final da década de 70 e 80,tambem é conhecida como : a)A rainha da cocada preta(estragada) ? b) A rainha da porno chanchada ? c) A Rainha do bum bum, d) TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS. (AH ME AJUDE AÍ).