domingo, 6 de abril de 2008

Lord Amplificador

O Lord Amplificador surgiu da necessidade que Pombal tinha de um meio de comunicação, após a desativação da "Voz da Cidade" em 1967.

Em fevereiro de 1968, o comunicador Clemildo Brunet, instalou no centro da cidade, o Lord Amplificador, cujo nome LORD, no sentido figurado de "elegante" e do inglês "Senhor", que tinha como slogan: O Som Direcional da Comunicação e o mais perfeito serviço de alto falante, foi instalado inicialmente na Rua João Capuxú (rua estreita) passando depois a funcionar no Box 48 ao lado sul do Mercado Publico.

Era o único veículo de comunicação com o público na época. Em pontos estratégicos foram fixados os chamados projetores de som (cornêtas) de 20 polegadas. Com a Exigencia da empresa concessionária de energia elétrica de nossa cidade que determinou a retirada dos alto falantes da postiação, o Prefeito de então, Dr. Atencio Bezerra Wanderley, atendendo solicitação do Dr. Francisco Nelson da Nóbrega promotor Público aposentado, permitiu a localização dos citados projetores de som nos prédios públicos do Município, a começar pelo Mercado Público, direcionado a Rua João Pessoa, Açougue Público em direção ao Bairro da Estação Ferroviária, e no Bar Centenário direcionado as Praças José Ferreira de Queiroga e Getúlio Vargas. Por deferência do Sr. Severino Ugulino, foi instalado um desses projetores ao lado da Loja dos Pobres, direcionado a Rua Cel. José Fernandes(rua do rio).

Pouco tempo depois, o Lord Amplificador passou a oferecer uma nova modalidade de serviços ao seu público. Numa parceria com Genival Severo, também comunicador, Clemildo, trouxe o Lord Amplificador volante, que consistia em realizar propagandas e convites instalado em unidade móvel percorrendo as ruas da cidade.

Na desenvoltura de fazer jus ao nome que lhe fora dado pelo seu proprietário, o Lord Amplificador, participava de maneira imparcial das atividades, econômicas, sociais, políticas e religiosas de nossa terra. Mantinha em sua programação a semelhança das emissoras de rádio, Jornalismo, Futebol, Música e outros entretenimentos, sempre com a sua discoteca atualizada e foi uma verdadeira escola na formação de locutores, pois para adentrar ao seu quadro de comunicadores era necessário um rígido teste a fim de avaliar a capacidade dos pretensos candidatos a locutor. O quadro artístico formado pelo seu proprietário Clemildo Brunet e ainda Genival Severo, Orácio Bandeira, José Ribeiro (Funcionário do BNB), Cezario de Almeida(Professor da UFCG), Evilásio Junqueira(Tv Borborema), Evandro Junqueira(Magão),Ernesto Junqueira( de saudosa memória), João Costa(Portal-paraiba.com.br),Massilon Gonzaga(Professor UEPB). Grandes exemplos foram marcantes, para se ter uma idéia, uma das primeiras locutoras que se destacou pelo seu timbre de voz, dicção, e interpretação de textos, era chamada na intimidade de Zefinha e chegou a receber elogios do Prefeito de então, Hildo de Assis Arnaud.

O Lord Amplificador foi destaque na Copa do Mundo de 1970, realizada no México. Transmitiu o evento via sinal de rádio. Na Praça do Centenário a Prefeitura instalou um Televisor para o público assistir a cobertura da Copa. Pois bem, o povo via a imagem pela televisão, mas o áudio preferido era o do Lord Amplificador, pois abrangência do som atendia a demanda dos telespectadores.

È verdade que o Lord Amplificador se foi, mais aqui e acolá tudo que se relaciona ao público daquele tempo esse Serviço de Alto Falantes está presente. Às cinco horas da tarde era transmitido diariamente um Boletim Policial, um número considerável de pessoas se reunia em frente ao Mercado público, para saber as últimas novidades da Delegacia de Polícia. Anúncios do filme do dia era uma constante do Lord Amplificador.

Com o advento da Rádio Maringá AM e outras que chegaram logo depois,o Serviço de Alto Falantes Lord Amplificador emudeceu em 1985, deixando na história de Pombal um marco, como o mais perfeito Serviço de Alto Falantes daquele tempo.


Pombal, 10 de maio de 2007.

Clemildo Brunet - Radialista.

2 comentários:

Unknown disse...

Quando eu era bem menino,eu olhava para aquelas "cornetas" penduradas e pensava que elas um dia iriam anunciar o Juízo Final, ah,ah,ah...

Unknown disse...

...é que na Igreja Presbiteriana tinha uma.