quinta-feira, 10 de abril de 2008

A inexperiência do jovem capitão


Um capitão, ainda bastante jovem, tinha acabado de se formar na escola de oficiais da marinha e estava servindo num grande navio de guerra – a nau capitânia. Sua frota estava fazendo exercícios num arquipélago, em meio a milhares de ilhas. Eles já estavam chegando ao final do dia, o tempo estava péssimo, com névoa densa e visibilidade muito ruim. Essa nau capitânia transportava o almirante, que estava comandando os exercícios, e o oficial, que estava servindo no posto de comando. Em certo momento, o vigia contou ao comandante que havia uma luz piscando do lado direito. O comandante perguntou se a luz era constante ou em movimento. Se fosse constante, estaria numa rota de colisão com o navio. O vigia confirmou que a luz estava parada e num curso de colisão. O comandante mandou uma mensagem diretamente para o suposto navio, informando que estava num curso de colisão e que seria necessário mudar o curso em 20º imediatamente. A seguinte mensagem voltou:

- “É melhor vocês mudarem seu percurso imediatamente.”

O capitão pensou que a tripulação do outro navio não sabia quem ele era e transmitiu outra mensagem:

- “Eu sou um capitão, por favor mude seu percurso em 20º.”

Voltou outra mensagem:

- “Eu sou um marinheiro de segunda classe, senhor, por favor mude seu percurso.”

O comandante ficou enfurecido e enviou sua mensagem final:

- “Somos a nau capitânia da frota. Não podemos manobrar tão rapidamente. Mude seu percurso imediatamente em 20º. Isso é uma ordem!”

Foi esta a mensagem que retornou:

- “Senhor, somos um farol.”

Só quando entendeu o que estava acontecendo é que o comandante mudou de curso.


Alexandre Rangel

(As mais belas parábolas de todos os tempos, ed. Leitura)


E na sua vida, conhece algum navegante assim? Particularmente, já vi muitos jovens capitães, alguns nem tão jovens assim mas com os mesmos propósitos: guiar suas naus ignorante até faróis a sua frente!

"Ah, esses moços, pobres moços, se soubessem o que eu sei..." (Elis Regina)



Nenhum comentário: