sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Almas Gêmeas


Mas afinal, você acredita em almas gêmeas? Essa romântica crença surgida na Nova Era tem por base a teoria filosófica de Platão. Já numa abordagem psicológica, a união das almas gêmeas encontra similitude no estudo do inconsciente coletivo do Dr. Jung em sua teoria do anima e do animus.

Mas, quem nunca buscou e desejou que sua(sua) parceiro(a) lhe completasse a alma assim, feito os dois lados cortados de uma mesma maça? É muito comum se ouvir que fulano é que é feliz, encontrou sua cara metade ou que beltrano é uma pessoa triste e que continua a espera, contemplando as estrelas, sonhando que o Divino lhe ponha, finalmente, diante de sua outra identidade espiritural.

De certo mesmo é que o tema é por demais alvissareiro e bastante comum na sociedade moderna, embora, como já dito, suas origens sejam por demais remotas.

Para nos explicar isso tudo, a teoria de Platão nos transporta a uma história mística que defende a idéia de que, muito tempo atrás a espécie humana era constituída por seres andrógenos, possuindo tanto o sexo masculino como o feminino. Ocorre, porém, que os deuses acharam por bem separar essas criaturas em duas partes, criando homens e mulheres. A crendice atesta que cada um de nós, em um estado de profunda subconsciência, percebe que algo está faltando dentro de nós e, assim, buscamos a nossa unificação. A unidade antes completa.

Por sua vez, o filósofo alemão Schopenhauer traduz que a polaridade, ou a divisão de uma força em metades iguais e opostas é uma condição fundamental da natureza, “desde o cristão e o imã até o próprio homem”.

É importante frisar que há muitas outras teorias sobre a alma gêmea que divergem das teorias de Platão e de Schopenhauer.

Mas se acalme. Na atualidade, livros e mais livros são editados abordando o tema, destinados em especial, aos adolescentes, mas também lidos por faixa etárias mais amadurecidas. Em suma, o tema é extremamente comercial e vendável. Tornou-se um dos assuntos mais pesquisados junto a internet.

Mas não há motivo para desespero, principalmente, para a comunidade de vida alternativa. Manuais, livros, serviços e páginas na internet proclamam a toda hora terem a capacidade para ajudá-lo a encontrar sua alma gêmea gay ou lésbica, almas gêmeas para brancos e negros, ricos e e pobres, mesmo sendo a alma um elemento etéreo que transcende a raça, opção sexual e a classe social.

Na verdade, o que se oberva é que essa busca incessante pela alma gêmea, tem dificultado muito o relacionamento entre pessoas e vem se tornando mais um complicador para a realização da concretização de relacionamentos estáveis e duradouros.
E também tem enriquecido pessoas que lucram com a propagação editorial do assunto pelo mundo afora.
De certo, é sempre bom ter os olhos voltados para as estrelas mas sem se descuidar de tirar os pés do chão. O tombo pode ser feio!

2 comentários:

Unknown disse...

acredito em almas gêmeas,porém ,semelhante a um diamante bruto, as almas precisam ser lapidadas para, juntas, chegarem ao infinito e se encontrarem definitivamente com DEUS.

Anônimo disse...

E ENTÃO JUNHÃO ? JÁ NAO ENCONTROU A SUA ? M..?