segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Nossa língua



Número: 254
Data: 05/10/2016
Título: FULANO, QUADRIÊNIO, USURÁRIO
> Fulano, sicrano, beltrano 

Existem três designações informais para pessoas que não se quer ou não se pode nomear: fulano, sicrano e beltrano. Não há necessidade de iniciar cada palavra com maiúscula. Aliás, o Acordo Ortográfico 2009 recomenda o uso da inicial minúscula nesses casos. Para uma referência isolada, só o primeiro termo é utilizado, às vezes acompanhado da expressão “de tal”, que estaria no lugar do sobrenome: 

Não vi o fulano que veio trazer a encomenda.
 
Disse o primo que ele está namorando fulana de tal.   

Para dois indivíduos indeterminados usa-se fulano e sicrano. Neste último, também a variante com l é usada: siclano, dada a analogia com fulano (cria-se uma rima): 

Tentaram subornar fulano e siclano

Há controvérsia em relação à ordem em que devem ser ditos os três nomes: “fulano, sicrano e beltrano”, no entendimento de Celso Luft; “fulano, beltrano e sicrano”, de acordo com outros.

Quanto à origem das palavras, registra-se que:

- Fulano vem do árabe “fulān”, que significa “certo (indivíduo)”, isto é, uma certa pessoa, um determinado indivíduo, alguém. Variantes: fulão efuão, forma sincopada e adaptada de “fulan(o)”. No português arcaico se encontra a grafia foão.
 
- Beltrano veio provavelmente do nome próprio Beltrão, com o final modificado para rimar com fulano. Segundo o filólogo João Ribeiro, trata-se de nome usado nos romances de cavalaria como pessoa indefinida.
 
- Sicrano tem origem bastante vaga. Nos dicionários de etimologia se encontram várias hipóteses: pode ser que venha do latim “securu” (seguro), numa mistura final com fulano e beltrano; ou pode ter ocorrido o desfiguramento de algum nome próprio; ou mesmo pode ter sido criado por analogia às formas usadas em espanhol, zutano e citano, originárias do latim “scitu” (sabido, conhecido).


> Quadriênio = quatriênio

A cada quadriênio/quatriênio é feita a renovação da nossa diretoria através do voto secreto de todos os associados.

Quadriênio (período de quatro anos) é a forma original, do latim, e quatriênio é variação brasileira.


> Usurário, usuário

Comporta-se como um usurário, apesar do dinheiro que acumula nos bancos.
 
Os usuários das linhas intermunicipais ficaram revoltados como o novo aumento das passagens.

Chama-se usurário ao mesquinho, avaro, pão-duro. É também assim denominado o popular agiota, aquele que usura, isto é, que empresta dinheiro com juros exorbitantes. Usuário é quem usa, desfruta ou se beneficia de alguma coisa.


Maria Tereza de Queiroz Piacentini (Língua Brasil Instituto Euclides da Cunha)

(Disponível em: http://www.linguabrasil.com.br/nao-tropece-detail.php?id=836. Acesso em: 10 outubro de 2016.)

Nenhum comentário: