quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A diferença entre peso e massa

Em São Paulo, uma balança registra 2.150 g ao pesar uma dúzia de laranjas. Ao levar a balança e as mesmas frutas para Canoas-RS ou Recife-PE é possível notar que o número mostrado na balança muda. Será que o equipamento está errado?

Ao colocar a dúzia de frutas na mesma balança nestas cidades o resultado é diferente. O visor mostra, aproximadamente, 2.150 g em São Paulo, 2.165 g em Canoas e 2.135 g em Recife.  Ou seja, a quantidade de frutas continua a mesma, número correspondente à massa. O que varia é o peso, que é uma força, ou o produto da massa pela aceleração.

Portanto, peso é a força com a qual um corpo é atraído para o centro da Terra e varia de acordo com a aceleração da gravidade, que é ligeiramente diferente para cada localidade da superfície.

Por isso, quando uma balança sai de São Paulo verificada pelo IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) e ajustada de acordo com a gravidade da região, ao chegar no seu destino precisará novamente passar por ajuste de acordo com o fator g do novo local de instalação. Para isso, usa-se o peso-padrão, nome dado a uma massa ajustada e reconhecida mundialmente.

 Fonte aqui

Nenhum comentário: