sábado, 16 de outubro de 2010

Turismo na Paraíba - Lajedo do pai Mateus


O Lajedo de Pai Mateus é uma formação rochosa localizada na cidade de Cabaceiras, no estado da Paraíba (Brasil). É composto com grandes pedras arredondadas (chegam a pesar 45 toneladas) que destacam-se sobre o chão de pedras e a vegetação escassa da região do Cariri Paraibano.

Vista geral do LajedoSegundo estudos a formação rochosa peculiar é fruto do desgaste do solo ao longo de milhões de anos, em função de fissuras naturais e grandes variações de temperatura.Em algumas pedras são encontradas pinturas rupestres atribuídas aos índios cariris, que viveram na região há cerca de 12 mil anos.

O lajedo fica a cerca de 25 km da cidade de Cabaceiras (acesso por estrada de terra) e está situado dentro de uma propriedade particular, o Hotel Fazenda Lajedo Pai Mateus.

No topo do Lajedo só é possível ouvir o barulho do vento e mais nada. Conta a lenda, que um ermitão chamado Pai Mateus viveu em uma das pedras que serviu a ele como uma gruta no século XVIII. Daí o nome do local, Lajedo do Pai Mateus. Outra formação marcante é a pedra do capacete, que por seu formato evidente serve como cartão postal do local.

2 comentários:

Unknown disse...

ZÉ RAMALHO PODERIA GRAVAR UM CLIPE NESSE LUGAR. (ficaria muito bom)

Anônimo disse...

Há também um ritual para se arranjar um amor ou firmar um compromisso.Ainda vou passar por entre essas pedras e testar essa lenda.