domingo, 17 de outubro de 2010

Museu Estação Ciência - João Pessoa-PB


A Estação Ciência Cultura e Artes de João Pessoa foi inaugurada em 2008; o projeto arquitetônico é de autoria de Oscar Niemeyr, e ocupa uma área construída de mais de 5 mil quadrados. Está localizada no centro da Zona Especial de Preservação do Parque do Cabo Branco, que também abriga o Farol.

O conjunto arquitetônico tem a finalidade de apoiar a difusão cultural e a realização de pesquisas científicas voltadas à área continental (incluindo as falésias), o Altiplano e a faixa marinha próxima à costa de João Pessoa.

O complexo que compõe a Estação compreende cinco edificações. Todo o projeto foi elaborado com vistas a se harmonizar com a iniciativa do Governo Municipal em frear o desequilíbrio ambiental e promover o desenvolvimento auto-sustentável.

Tal iniciativa é de grande importância porque a região do Altiplano do Cabo Branco é uma das áreas da Paraíba que mais têm potencial para crescimento imobiliário. Diversos empreendimentos (como hoteis e condomínios horizontais) estão com projetos ou mesmo obras nessa reunião, que apresenta vista privilegiada, terrenos planos, clima agradável, proximidade de João Pessoa e Recife.

O principal prédio do projeto será o pavilhão central, cercado por um espelho d'água, com acesso por meio de uma rampa em espiral; o pavilhão abrigará o setor de exposições, a área administrativa e um terraço panorâmico; o pavilhão oferecerá um ângulo de visão de 360 graus, para toda a natureza que a cerca.

O auditório terá capacidade para mais de 500 pessoas, terá acesso independente do pavilho principal e permitirá a realização de eventos culturais variados, sem interferir em outras atividades da área.

Um anfiteatro com palco, camarim e banheiros foi projetado para abrigar eventos com um público de 300 pessoas sentadas, podendo dobrar essa capacidade com a ocupação das calçadas. Na parte posterior do terreno, uma edificação baixa e de pequeno porte tem a finalidade de acomodar uma ala de serviços gerais e de apoio.
A Estação terá ampla área para estacionamento.

Informações sobre a programação podem ser obtidas no telefone (83) 3214-8303.

Nenhum comentário: