sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A "Roliúde" do sertão paraibano!


Em uma das regiões mais secas do Brasil, encontra-se a cidade de Cabaceiras-PB, ótima para a prática do turismo rural no estado, em meio à seca caatinga, os roteiros turísticos atraem turistas brasileiros e estrangeiros que querem aventurar-se em meio às rochas do Lajedo de Pai Mateus. Um imenso mar de granito que se destaca a paisagens do local com dezenas de blocos que há milhares de anos serviu de habitat para os índios que deixaram suas marcas. Mais a visita a Cabaceiras vai mais além, a arquitetura da cidade é tão original que serviu de sede para o filme O Auto da Compadecida, outra curiosidade é a Festa do Bode Rei evento que realmente colocou a cidade no cenário turístico nacional.

Coisa de Cinema
Localizada numa das mais secas regiões do Brasil, a cidade de Cabaceiras é hoje a coqueluche do turismo rural na Paraíba. Ali, em meio à caatinga seca e retorcida, roteiros turísticos de extrema beleza plástica atraem brasileiros e estrangeiros dispostos a desvendar os segredos escondidos nas rochas da região. Além do já famoso Lajedo de Pai Mateus, Cabaceiras oferece muitos outros destinos, começando pela própria cidade. A arquitetura é tão original que foi um dos motivos que contribuíram para que a cidade fosse escolhida para sediar as filmagens do longa O Auto da Compadecida. A Igreja Matriz é um dos lugares destacados no filme e que merece uma visita. É em Cabaceiras, também, que se realiza a Festa do Bode Rei, um evento que atrai centenas de visitantes e coloca a cidade definitivamente no circuito nacional.

Lajedo de Pai Mateus
Um imenso mar de granito se destaca na paisagem cinza do lugar. Estamos no Lajedo de Pai Mateus, um monumento natural ímpar. São dezenas de blocos de granito que, há milhares de anos, serviram para que os índios que habitavam o Nordeste deixassem duas marcas. Sítios arqueológicos se multiplicam na região.
Pai Mateus na verdade é um antigo ermitão que vivia sob as pedras e acabou emprestando seu nome ao lugar, hoje invadido por turistas do mundo inteiro. O local já conta com boa estrutura para visitas, a exemplo de hotel e guias capacitados. Engana-se, porém, quem acha que é só isso. Esportes de aventura, cavalgadas e expedições pelos sítios arqueológicos são apenas algumas das atrações oferecidas a quem decide desbravar esse pedaço do Cariri.

Saca de Lã
Um monumento sem igual! A Saca de Lã é uma obra de arte produzida pela natureza. São vários blocos dispostos um em cima do outro de uma maneira que chega a deixar dúvidas se não houve ali à mão humana. Como se não bastasse, no alto do conjunto formado por pedras retangulares uma bola de granito desafia quem se atreve a explicar a obra. Um belíssimo lago, formado pelas águas das chuvas, completa o cenário.

Pedras furadas e cacimbas naturais dão um show no Cânion situado próximo ao Hotel Fazenda Pai Mateus. Ali a água ganha tons verdes e contradiz o estereótipo de seca criado em relação à região. Depois de um dia de caminhada por entre a vegetação da caatinga, nada melhor que um bom banho para relaxar. O Cânion fica numa propriedade particular, mas está aberto para visitas.

Artesanato
A arte em couro produzida em Cabaceiras é um detalhe a parte numa visita à cidade. Pode-se encontrar desde sandálias e botas, até cintos, chapéus, pulseiras e bolsas. A tradição artesanal com couro, a propósito, acabou proporcionando a criação de cooperativas que hoje garantem renda para dezenas de famílias da região.

2 comentários:

Unknown disse...

ROLIUDE É DEMAIS !!! AH,AH,AH... :)

Anônimo disse...

Vou turistar também pelo interior da terrinha na primeira oportunidade:de bodes a dinossauros.