terça-feira, 24 de agosto de 2010

Qual a origem do termo "sangue azul"?

A antiga expressão é usada como referência a membros da aristocracia

Há duas explicações para a criação da expressão usada para designar membros de famílias nobres. A mais aceita pelos etimologistas, os estudiosos da língua, é a de que ela tem origem na Espanha do século 6. "Ela nasceu num contexto de preconceito étnico, religioso e cultural", diz o etimologista Deonísio da Silva, da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. "Faz referência à cor clara da pele, sob a qual destacavm-se veias e artérias azuais - quase invisíveis na pele de mouros e judeus, constantemente expostos ao sol durante o trabalho."

Porém, alguns pesquisadores defendem que a origem da expressão seja bem mais antiga e esteja no antigo Egito. Segundo eles, os faraós diziam ter sangue azul como as águas do rio Nilo, contrapondo-o ao vermelho do sangue dos súditos.


Mário Araújo
Aventuras na história

Um comentário:

Prof. Nilton Angelo disse...


CASO TUDO ISTO FOSSE UMA CORTINA DE FUMAÇA. QUE ESCONDESSE UM GRANDE MISTÉRIO O MAIOR DE TODOS, SOBRE A RACA OU RACAS HUMANAS. SOBRE O INÍCIO O FIM E MEIO. PODERÍAMOS RESPONDER PERGUNTAS BÁSICAS: QUEM SOMOS, DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS??????????????