segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Construção de mesquita leva nova-ioquinos às ruas


Defensores e oponentes da proposta de construir um centro cultural muçulmano e uma mesquita perto do local do World Trade Center geraram manifestações rivais no centro de Manhattan neste domingo. Para evitar confrontos, ambas foram mantidas separadas pela polícia e por barricadas.

O debate, que ganhou importância política nacional nos Estados Unidos, centra-se nos planos de construir o centro a dois quarteirões do local dos ataques de 11 de setembro de 2001.

Os republicanos que se opõem ao projeto estão utilizando-o para atacar o presidente Barack Obama antes das eleições parlamentares de novembro, em que o Partido Democrata buscará manter o controle do Congresso.

Os opositores ao centro, que incluiria um espaço para orações, dizem que a localização proposta é insensível e temem que a ação fomente o extremismo religioso. Aqueles que apoiam o plano citam o direito à liberdade religiosa e a necessidade de promover a tolerância e a compreensão.

Centenas de opositores gritavam "Não à Mesquita" neste domingo, cantando músicas patrióticas e empunhando fotos de ataques violentos realizados por extremistas islâmicos.


globo.com

Nenhum comentário: