sábado, 15 de maio de 2010

Atriz britânica acusa Polanski de abuso quando tinha 16 anos

Uma atriz britânica afirmou nesta sexta-feira em Los Angeles que foi "abusada sexualmente" pelo cineasta Roman Polanski em Paris em 1982, quando ela tinha 16 anos.

Polanski, que enfrenta um pedido de extradição dos Estados Unidos para ser julgado em um caso de relações mantida com uma menor em 1978, foi acusado pela atriz Charlotte Lewis em uma coletiva de imprensa no escritório da conhecida advogada Gloria Allred.

Charlotte Lewis, de 42 anos, indicou que decidiu relatar o ocorrido para contrariar as alegações da equipe de defesa de Polanski de que o caso pelo qual é julgado foi um incidente isolado.

"Eu também sou uma vítima de Roman Polanski. Abusou sexualmente de mim da pior maneira possível quando eu tinha apenas 16 anos, quatro anos depois de ele fugir dos Estados Unidos para evitar ser julgado por seus crimes", indicou Lewis em uma declaração preparada com antecedência

Allred indicou que Lewis depôs para a polícia e para os promotores de Los Angeles e que confia que seu testemunho será levado em consideração, caso Polanski seja extraditado para os Estados Unidos.

"É muito importante que o promotor e as autoridades suíças tenham esta informação quando decidirem o futuro de Polanski", indicou Lewis, que teve um papel pequeno no filme de Polanski "Pirates", de 1986.

Desde então atuou em diversos longa-metragens e séries de televisão.

"Polanski sabia que eu tinha apenas 16 anos quando me conheceu e me forçou em seu apartamento de Paris. Aproveitou-se de mim e vivi sob os efeitos de seu comportamento desde aquela época", indicou Lewis. "Tudo o que quero é justiça", acrescentou.

Não foram reveladas as circunstâncias do incidente e Lewis não aceitou responder a perguntas.

Ainda que Polanski tenha sido acusado de "forçar" Lewis, a atriz evitou deliberadamente usar a palavra "estupro".

"As palavras que usamos são as palavras que usamos", disse Allred quando foi interrogada sobre as afirmações da atriz.



Agência de Notícias
AFP
Los Angeles

Um comentário:

Unknown disse...

É uma questão delicada. Quem trabalha com cinema e televisão é bastante assediado.