O ferrão das abelhas é serrilhado de forma que seja fácil de introduzi-lo no tecido, mas dificulte o movimento contrário. Por isso é tão difícil retirar um ferrão após uma picada desses animais! E, se para você é difícil, imagine para um inseto tão pequeno quanto uma abelha.
Ao lutar para conseguir retirar o ferrão (e se ver livre do animal que picou), um segmento do seu abdômen se separa do resto do corpo, carregando junto de si órgãos e músculos e levando o artrópode à morte em questão de minutos.
É por isso que quando as abelhas decidem picar um animal, elas sabem que estão embarcando em uma missão suicida sem volta. É importante salientar que são apenas as operárias que podem nos ferroar e só o farão se sentirem que a colmeia da qual fazem parte está ameaçada!
Na imagem capturada pela fotógrafa Rose-Lynn Fisher através de um microscópio, é possível entender melhor a estrutura do ferrão. É esse serrilhado na lateral que dificulta tanto a sua retirada do tecido. O tamanho do ferrão é tão pequeno que chega a ser comparável ao de uma agulha! Na fotografia, o ferrão está com um aumento de 650x.
Prof. Jubilut
Nenhum comentário:
Postar um comentário