segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres são maioria entre ricos e prósperos do País

As mulheres somam cerca de 4,9 milhões contra 4,7 milhões de homens que participam do segmento mais abastado da sociedade nacional, de acordo com levantamento da Serasa Experian. O grupo de ricos e prósperos, dentro de uma nova classificação social proposta pela entidade, representa 7,12% dos 135 milhões de brasileiros pesquisados em um cruzamento de dados da Serasa com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dentro deste segmento, as mulheres são cerca de 1 milhão dentro do grupo de 2,5 milhões de ricos, sofisticados e influentes do Brasil. Isso quer dizer que este é o número aproximado de mulheres em carreiras de destaque, com boa qualificação, alta renda e capacidade de influenciar opiniões.

Entre estas mulheres, 611 mil são empresárias de sucesso em grandes cidades. Segundo a Serasa Experian, este é o subgrupo mais rico da sociedade brasileira. São indivíduos entre 40 e 60 anos que materializam seu status social com o consumo de bens e serviços exclusivos. Os homens são 64% no grupo e as mulheres 36%.

"Ainda existe a disparidade porque o justo seria termos 50% de mulheres ocupando cargos executivos de alto padrão. Não é apenas uma tendência social, mas corporativa. Os salários ainda são diferentes, mas rumamos para a equiparação", afirmou no estudo a professora e doutora em sociologia Cristina Panella.

Aspirantes
As mulheres também são maioria no segmento de profissionais em ascensão, que conta com 55% de participação feminina em um universo de 2,83 milhões de pessoas. Segundo o presidente da unidade de negócios de marketing services da Serasa, Juliano Marcilio, o sexo chamado de "frágil" está mais propenso a batalhar para mudar de vida. "Muitos de seus integrantes deverão estar em patamares mais elevados em curto e médio prazos", disse.


Da Redação Terra

Nenhum comentário: