sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Natal no sertão


Esta semana, entre tantas confraternizações, resolvemos fazer a nossa. Juntar os amigos para uma conversa despretenciosa, aproveitarmos o clima contagiante do Natal para também fazermos a nossa reunião.

Aproveitamos para também realizar o "bota-fora" do amigo Adauto que, depois de longos anos clinicando as crianças em Pombal, resolveu arribar de vez para as bandas da capital.

Mas, diferentemente da ceia tradicional do Natal, no sertão as iguarias são outras. Ao som do "Esplanada do Forró", o típico grupo pé-de-serra do Zé Preá, passamos momentos memoráveis ao lado de Paulo, Célia, Djonierison, Erlângea, Jairo, Cabo Kenedy, Malba, Marileide e as crianças.

Os pratos e petiscos eram os mais variados e inusitados para a época: ao invés do panetone, entrou mesmo foi o queijo de coalho assado na brasa; o peru deu vez ao churrasco e a farofa; o vinho foi superado pela pinga e pela cerveja; a harpa cedeu lugar a sanfona e as sonatas de natas ao forró autêntico.

Esse é o típico natal sertanejo.



Foto: Grupo Esplanada do Forró

3 comentários:

Jairo Alves disse...

É verdade. Fizemos uma festa juntos, e com a presença do grupo sertanejo de Zé Preá,e os companheiros: Luizinho, trianguista; Luizinho zambumbeiro, e Severino vocalista. Tocando e cantando as mais belas músicas do forró, do puro e harmonioso baião de Luíz Gonzaga, nossa estrela nordestina e Rei do Baião.
Gostei bastante porque eles fizeram parte das raízes da nossa infância, e nada mais do que aquele momento para nos fazer lembrar os tempos bons e idos...
E por outro lado, que não seja um "Bota-fora" do amigo, o Dr. Adauto, que vai deixar Pombal por uns dias e vai a João Pessoa, cuidar das crinçãs de lá. Mas que Seja apenas um "Por uns dias", fora de sua terra natal. Porque Adauto é um homem simples, humilde, amigo e que muito valoriza a sua cultura, a sua infância, como ele foi criado, e todos os seus momentos de alegria e, acredito, também de dificuldades, porque a vida não é só alegria nem diversão; é também instantes conturbados e dificeis. E este festejo,foi uma reflecção de sua memória, e sua história. E Dr., que você não nos deixes, e Volte para nos acolher com sua estimosa presença e amizade!...

Unknown disse...

NESTE "BOTA-FORA, NÃO ME BOTARAM DENTRO !!! :(

Unknown disse...

Brincadeiras a parte, Adauto é um grande profissional, além de ser um amigo que muito estimo. Pombal ficou pequeno para ele; que deus o abençoe em seus novos caminhos :)