sábado, 26 de dezembro de 2009

Governo define feriados para 2010


Uma portaria do governo federal definiu os oito feriados nacionais e os oito pontos facultativos de 2010. Das 16 datas que constam no texto, 14 caem em dias úteis. Em 2009, 11 dessas datas foram em dias úteis.

De acordo com o texto, publicado oficialmente em 9 de novembro, são datas de ponto facultativo dois dias de carnaval (15 e 16 de fevereiro), Quarta-feira de Cinzas (17 de fevereiro), Sexta-feira Santa (2 de abril), Corpus Christi (em 3 de junho) e o Dia do Servidor (28 de outubro). A última data, entretanto, deve ser postergada para 1º de novembro, que cai em uma segunda-feira, véspera do feriado de Finados.

Veja os feriados e pontos facultativos de 2010

Data/ Dia da semana/ O que é Comemoração

1º de janeiro sexta-feira feriado nacional Confraternização universal

15 de fevereiro segunda-feira ponto facultativo Carnaval

16 de fevereiro terça-feira ponto facultativo Carnaval

17 de fevereiro quarta-feira ponto facultativo até as 14h Quarta-feira de cinzas

2 de abril sexta-feira ponto facultativo Paixão de Cristo

21 de abril quarta-feira feriado nacional Tiradentes

1º de maio sábado feriado nacional Dia do Trabalho

3 de junho quinta-feira ponto facultativo Corpus Christi

7 de setembro terça-feira feriado nacional Independência do Brasil

12 de outubro terça-feira feriado nacional Dia de Nossa Senhora Aparecida

28 de outubro quinta-feira ponto facultativo, que será postergado para segunda-feira, 1º de novembro Dia do Servidor Público

2 de novembro terça-feira feriado nacional Finados

15 de novembro segunda-feira feriado nacional Proclamação da República

24 de dezembro sexta-feira ponto facultativo após as 14h Véspera de Natal

25 de dezembro sábado feriado nacional Natal

31 de dezembro sexta-feira ponto facultativo após as 14h Véspera de Ano Novo

A portaria esclarece ainda que os dias de guarda de credo ou religião poderão ser compensados pelos funcionários públicos, desde que haja autorização prévia da chefia. Os feriados estaduais e municipais são de responsabilidade de cada governo.

O grande número de feriados pode confundir muita gente na hora de pagar as contas. O auxiliar técnico da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) Walter Tadeu Pinto de Faria diz que os emissores de contas costumam observar o calendário e postergar o pagamento para o primeiro dia útil depois da folga. "E é importante lembrar que os meios eletrônicos continuam funcionando, mesmo durante feriados. O cliente pode pagar a conta por meio da internet, por exemplo, mas a data de quitação geralmente é do dia útil depois da folga."

Faria destaca, porém, que é necessário redobrar a atenção nos feriados que têm "ponte", ou seja, aqueles que caem de terça ou quinta-feira e muitos trabalhadores acabam emendando com o fim de semana. "Os bancos geralmente não emendam e o consumidor deve pagar as contas na data certa, se o vencimento ocorrer durante a folga prolongada", comenta.


Fonte: G1

Um comentário:

Jairo Alves disse...

É complicadíssima a política do nosso País. Estes irresponsáveis políticos acham pouco o que roubam, o que enganam;e anuciam projetos falsos a nação, com mentiras; com propagandas políticas de um valor alto e custeado aos cofres públicos;
com o dinheiro do povo, e através de sigilosas formas de corrupções, até, descartadas do ato sigiloso, porque eles enchem as meias, e as cuecas, tanto de dia quanto de noite, e tiram fotos,e mostram a cada um de nós, o que bem quer roubar! E ainda dizem ao povo que não foram eles, não são eles, os autores de suas imoralidades e irresponsabilidades com empresa pública. E ainda têm a ousadia e o direito de cobrar do espaço da gente, pra estampar seus dias de folgas, em qualquer parede alta do país, para que todos veja e saíbam! Isso é demais meus amigos! Isto esta na hora de nós não aceitarmos mais! Porque isso é usurfruir do nosso direito, das nossas reivindicações,
das nossas necessidades,
das altas taxas de juros, combradas pelos produtos, muitas vezes, os que sobraram das exportações, porque os de boa qualidade, vão para paízes estrangeiros. isto é autoritarismo e antidemocracia. Alíás, nós nunca tivemos democracia em nosso país!... Nunca. Nunca tivemos!
E sabem porque? Porque os nossos sistemas políticos- administrativos,são desviados, são usados injustamente por corruptos que estão no poder! Agora também sabem de que é maoir culpa meus amigos?...É a nossa! É a nossa que também, aceitamos esse tipo de lavagem e subordinagem para coma a sociedade. Porque nós brasileiros, não vamos as ruas, levantar uma bandeira de protesto, contra estes atos. Porque o povo brasileiro não precisam, ou eles pretendem viver assim? Nós que somos os maiores culpados! Que saibamos isso.
Damos as oportunidades a estas injustiças, quando não reividicamos os nossos direitos. Quase nunca não reivindicamos!
Este é meu apelo a todos nós brasileiros!